spot_img
Hoje é sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaNova Câmara de Caçador causa excelente impressão e cria boa expectativa

Nova Câmara de Caçador causa excelente impressão e cria boa expectativa

Primeiras movimentações dos novos e dos mais experientes vereadores mostram que eles estão mais sintonizados com as demandas da vida real dos caçadorenses e menos propensos a guerras de narrativas ideológicas que não levam a resolução dos problemas da cidade

É natural que em todo início de Legislatura a opinião pública observe com lupa os primeiros movimentos dos vereadores, novos ou mais experientes. É tipo um “pra onde vamos”. Pois bem, nessa primeira avaliação a nova Legislatura que se inicia em Caçador já gera boa expectativa. Ao menos nesses dois meses os sinais são os mais positivos possíveis.

Um dos principal indicadores desse amadurecimento político foi a boa vontade da Mesa Diretora em abrir o debate com todos os vereadores sobre uma prática que envergonhou os caçadorenses em legislaturas passadas, especialmente na última, que é o uso descontrolado de diárias. Por mais que na prática não existam avanços, há sim a mensagem de que haverá policiamento não só da população. Tudo indica que a conscientização partirá do maior gerador das diárias que são os próprios vereadores.

Mas, os sinais vão além dos atos da Mesa Diretora. Foi muito gratificante ver o vereador de primeiro mandato André Alves (MDB) levantar uma bandeira que foi abraçada por todos os vereadores e sociedade civil organizada que é a necessidade urgente de Caçador ter uma UTI Neonatal.

O movimento foi impactante e traz um sentimento de que a boa e valorosa política em sua essência, ainda respira. Falo daquela política que visa trazer melhoria para a vida das pessoas e não puramente se perder em narrativas politiqueiras.

Mais policiais

A Nova Câmara deu esses dias mais uma prova de que está sintonizada com os interesses que envolvem Caçador, neste caso a segurança pública, que é sempre uma preocupação. No momento em que o Comando da Polícia Militar começa definir a distribuição nos municípios dos novos soldados provenientes do último concurso público os vereadores se anteciparam à pauta.

Ao saber que Caçador receberia apenas oito policiais militares efetivos o presidente da Casa, Almir Dias (PSDB) procurou o comando da PM na cidade e foi informado que atualmente o município conta com um efetivo de 66 PMs, enquanto, a demanda exigiria 84. Desta forma Dias e os demais vereadores aprovaram uma moção dirigida ao Comando estadual da PM e ao governador Jorginho Mello solicitando que ao menos fosse dobrada a quantidade de PMs que será enviado para Caçador, chegando a 16.

Ao lado da comunidade

Mais uma prova que a atual Câmara está focada nos problemas reais da cidade foi a aprovação nesta semana de requerimento do vereador Johny Marcos (MDB), solicitando a realização de uma sessão comunitária no Distrito de Taquara Verde. O vereador ainda solicitou a presença no encontro de secretários municipais das principais pastas setoriais. Um modelo que pode ser replicado em outras regiões do interior e cidade. É através desse contato direto, olho no olho, que os vereadores sentirão na pele, como Instituição e não só de forma individualizada, os problemas que afligem os caçadorenses.

Prática política

Enfim, são só alguns pontos que escolhi para mostrar que o atual Legislativo está começando sintonizado com o que a população sente. Esperamos que essa atuação tenha vida longa, até o final da atual legislatura. Numa época onde a política se perdeu em debates ideológicos e manipulação de mentes através de narrativas pelas redes sociais saber que a velha e boa política de resultados ainda respira, mesmo que por aparelhos, é muito salutar. A população, que é quem vota, paga os salários e cobra retornos para suas demandas, agradece!

Um meio, não o fim

É bom frisar que não estou condenando o uso das narrativas e estratégias de posicionamento, tão natural especialmente nos confrontos políticos. São do jogo também. O que não pode é que as artimanhas do combate político engulam o sentido real da política que é a construção de uma sociedade melhor.

Cito como exemplo muito do que acontece nos Legislativos Estadual e principalmente nacional, onde um vídeo polêmico na rede social vale mais que um benefício que atenda ao pedido antigo de todo uma comunidade. A comunicação política deve sempre ser um meio, uma ferramenta, não o fim por si só do político.

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também