Em Florianópolis, o presidente do União Brasil de Caçador, Moacir D’Agostini, almoçou com o vice-presidente estadual do partido, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, para comunicar que, independente dos acertos estaduais, as lideranças do partido em Caçador estarão com Jorginho Mello (PL) em 2026.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (5) e partiu de Moacir o gesto, uma vez que ocupa atualmente o cargo de secretário executivo da SCPar e fez questão de comunicar a direção estadual do partido para não ter mal entendido de posicionamento político.
O UB vota junto com o governo na Alesc, mas não faz parte oficialmente do governo Jorginho. A tendência, em se confirmando a candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) a governador, é que o partido esteja com João, retribuindo o gesto da eleição passada quando o PSD apoiou a candidatura de Gean ao governo.
Moacir fez questão de fazer o comunicado, jogando de forma limpa com a direção estadual do partido. Seu movimento é coordenado com a questão local. O UB faz parte do governo municipal do prefeito Alencar Mendes, do PL, o que facilitará o trabalho na busca de votos por Jorginho em 2026 na cidade.
O apoio também é uma forma de retribuir ao governador o espaço aberto no governo do Estado para a cidade, através da SCPar, visto que Caçador estava fora do governo do Estado há muitos anos.
Pré-candidato
Encontrei nesta semana na Assembleia Legislativa o ex-prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello (PDT). Ele foi ao gabinete do deputado estadual Rodrigo Minotto, antigo aliado político e saiu de lá com a incumbência de colocar seu nome como pré-candidato a deputado estadual.
Minotto também é presidente estadual da sigla e está formando a nominata que vai disputar a eleição em 2026. A leitura é a de que ao deixar a prefeitura em dois mandatos bem avaliados, Douglas contribui mais com o partido na condição de candidato que apenas apoiando. “Esse gesto simboliza a confiança e a certeza de que deixamos um legado enquanto prefeito de Lebon Régis. Agradeço de coração o convite. Agora é hora de traçar novos planos e começar a trabalhar”, disse o ex-prefeito, informando que agora vai consultar as bases e lideranças da região.

Excesso de candidaturas
Mais uma vez a região do Meio-oeste se desenha com uma profusão de candidaturas a deputado estadual. Além do ex-prefeito de Lebon Régis, o ex-prefeito de Videira, Dorival Borga (PL) também está com pré-candidatura na rua. Outro postulante é o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB), sem falar em outras candidaturas de lideranças de menor porte que sempre beliscam seus votos nos municípios da região de Caçador. Somam-se ainda os milhares de votos que saem para candidaturas de outras regiões. Um cenário que poderá levar a não eleição de um deputado pela região, mais uma vez.
Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp
Centro de Convenções
O projeto de um moderno centro de convenções com arena multiuso para Caçador começa ser embrionado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo de Caçador, Roberto Marton Moraes esteve na InvestSC (SCPar), nesta semana, onde discutiu alternativas para realizar a obra em forma de Parceria Público Privada. “Um centro de convenção é o mínimo que podemos ter em termos de estrutura”, disse Marton em entrevista à Rádio Caçanjurê. Ele defendeu que o espaço sirva para apresentações culturais, de lazer e de toda ordem e também tenha a arena para eventos esportivos. “É uma ferramenta estrutural que podemos usar os 30 dias do mês”, ponderou.

Com a diretoria
Na SCpar o secretário Roberto Marton foi recepcionado pelo secretário executivo, Moacir D’Agostini e esteve reunido com a Diretoria da InvestSC : o presidente, Renato Lacerda, o diretor de Parcerias e Concessões, Maurício Mello, o diretor de Atração de Investimentos, Rodrigo Prisco e a consultora de Parcerias e Concessões, Daiane.
Rubiano, o desabafo
Na sessão desta terça-feira (5) o vereador Rubiano Schmitz (PP) usou a tribuna para fazer um desabafo sobre a disputa da presidência da Câmara, quando foi derrotado pelo atual presidente, Almir Dias (PSDB). Ele disse que conversou com todos os vereadores, com exceção do seu concorrente, em busca de apoio. Recebeu os mais variados retornos, de apoio, de indiferença e até desprezo. Porém, foi surpreendido por uma reunião envolvendo todos os vereadores da base, excluindo ele. “Automaticamente entendi e me senti excluído da base”, disse. O desenrolar todo mundo conhece. Rubiano manteve a candidatura e teve apenas o seu voto e os dos vereadores da oposição (MDB).

Rubiano, o desabafo (II)
Vereador Rubiano Schmitz (PP) também usou a tribuna para responder ataques que vem recebendo de um assessor de um vereador. Ele disse que o funcionário público tem espalhado fake news da época em que Rubiano foi presidente da Casa. A narrativa é de que Rubiano cortou tudo dos funcionários da Casa e deixou até o pessoal passar sede, ao diminuir as compras de água mineral engarrafada. Rubiano se defendeu dizendo que fez economia, que é o que se espera de um gestor público. Só em compra de água economizou mais de R$ 10 mil ao ano. E mesmo, assim, responde Rubiano, ninguém passou sede, pois nunca faltou água nos bebedouros. O mais curioso é que o servidor venenoso nem era funcionário da Câmara na época em que Rubiano foi presidente.
Rubiano, o desabafo (III)
O vereador Rubiano fez questão de reafirmar que é um vereador independente. “Não sou da base – do governo – e não sou oposição”, disse. Ele lembrou que a base lhe excluiu no final do ano passado quando fez uma reunião na casa do vereador Pedro Barros (PL) e não lhe convidou. Mas, mesmo assim ele não é oposição, pois trabalhou na campanha ao lado do prefeito Alencar. “Tenho expectativa que o prefeito Alencar faça uma boa administração. Se ele vai fazer não sei, mas o que ele fazer de errado vai levar lenha”, completou o vereador.
Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp