Dia 16 de abril, a UNIARP sediou o 3º encontro do projeto envolvendo as pessoas cegas e de baixa visão do município de Caçador, organizado pelo professor Dr. Joel César Bonin e o bolsista do mestrado do PPGDS.
O encontro contou com a presença de alguns membros da Diretoria da ADVAB (Associação dos Deficientes Visuais Aurélia Bertotto), que está em processo de reestruturação e com novos integrantes de Calmon que também estão interessados na mobilização dos direitos das pessoas cegas em nossa microrregião.
Neste encontro, tivemos a presença das professoras Ana Claudia Lawless e Josieli Varela, do curso de Psicologia da UNIARP. As professoras trabalharam com temáticas envolvendo a sensibilidade, a autoestima, a resiliência e a motivação diante das dificuldades da vida. A conversa foi muito positiva e animadora, tendo em vista que todos puderam participar de modo ativo e interativo.
Além da conversa agradável, houve um alinhamento sobre a visita à ADEVOSC (https://www.instagram.com/adevosc/), de Chapecó para o mês de junho com os principais membros da ADVAB, bem como a possibilidade de conhecer a ACADAV (Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais: https://acadav.com.br/), de Campos Novos-SC.
Vale salientar que entre os integrantes de Calmon, estava o vereador Edgar Anschau Santiel, que se mostrou muito interessado e engajado neste movimento de revitalização da ADVAB em função da necessidade de atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência visual também em seu município. Além dele, o encontro teve a presença de Giovana Moreira Alves, Neide Alves Frank e Jaqueline Aparecida Alves Dal Magro, que é mãe do Noah José Dal Magro de Siqueira, um menino de 3 anos de idade, diagnosticado com retinopatia da prematuridade. E é justamente em função disso que o interesse e a vontade de colaborar com a revitalização da ADVAB.
O projeto é mobilizado graças aos recursos da FAPESC com aprovação na Chamada Pública (CP 51/2024 – ACAFE).