spot_img
Hoje é sábado, 19 de abril de 2025
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaJoão Rodrigues presta um desserviço à direita catarinense e outras notas

João Rodrigues presta um desserviço à direita catarinense e outras notas

Ao forçar uma candidatura a governador, o prefeito de Chapecó divide a direita e abre mão da principal missão em 2026 que é a eleição de senadores. Veja também sobre os projetos do prefeito Alencar criando cargos e aumentando os custos com folha; homenagem ao engenheiro agrônomo, José Luiz Petri; o silencio sobre o aniversário do município e outras notas

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), deixou a gestão de sua cidade de lado nesta semana e esteve em Caçador fazendo política. João busca a todo custo impor uma candidatura a governador do Estado em 2026. Agindo assim, presta um desserviço à direita catarinense e vou explicar o porquê.

Santa Catarina já tem um governador de direita e alinhado ao ex-presidente Bolsonaro, que é Jorginho Mello, do PL. Um governador que vem fazendo um bom governo e vai à reeleição ano que vem para mais um mandato. Ou seja, um espaço que já está ocupado pela direita. Qual o objetivo do prefeito de Chapecó: dividir a direita e fortalecer assim candidaturas de esquerda e outras vertentes políticas?

É claro que é justo que João queira ser governador. O prefeito é uma figura política prospera e chegará sua hora. É igualmente justo que seu partido, o PSD do líder maior Gilberto Kassab, pleiteie essa vaga. Mas, em política existem fila e momento político. Seria muito mais elegante a Rodrigues e ao PSD estar em uma aliança com o PL e Jorginho Mello garantindo um projeto de poder da direita mais longínquo e duradouro.

A missão maior para o João

Todo mundo que acompanha o cenário nacional sabe que o bolsonarismo tem como principal meta em 2026 fazer maioria no Senado, que é onde é possível estabelecer os chamados “freios e contrapesos” ao STF, especialmente com a possibilidade de cassação de juízes que extrapolarem suas funções. Bolsonaro já deixou claro que essa é a meta.

Seria bem mais adequado João Rodrigues abraçar essa missão, num projeto ao lado do PL catarinense. Com sua experiência João poderia em muito contribuir à direita nacional no Senado. Naturalmente que com João lá em Brasília, seria, a partir da reeleição de Jorginho, a fila natural tê-lo governador em 2030. Fica a reflexão!

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Recuperação

Excelente notícia vinda de Curitiba, do Instituto de Cardiologia e Neurologia. O vereador Johny Marcos Tibes de Souza (MDB) está em frança recuperação dos AVCs isquêmicos que sofreu. Nesta quinta-feira (13) ele deixou a UTI e já está no quarto se recuperando momento a momento. Já recebe visita de familiares. Caçador está torcendo por ti Johny!

Homenagem a Petri

O engenheiro agrônomo da Epagri, José Luiz Petri, indicado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC) foi homenageado em Florianópolis na noite desta quinta-feira (13). Pelos seus relevantes serviços lhe foi concedido a Medalha do Mérito Catarinense, uma honraria concedida pelo CREA-SC para engenheiros que fizeram a diferença em seus trabalhos.

Petri não pode estar presente e a engenheira Ângela Paviani (presidente da AEAC) recebeu o prêmio. Na foto ela está ao lado do presidente da Epagri, Dirceu Leite, do presidente do Crea-SC Kita Xavier e do diretor geral da Mútua-SC (Caixa de Assistência dos profissionais do Crea), o engenheiro agrônomo caçadorense, Álvaro Dourado.

Momento da entrega da homenagem ao engenheiro agrônomo da Epagri, José Luiz Petri

Direto de Portugal

Quem fez questão de estar no evento em Florianópolis realizado pelo Crea-SC para entrega da Medalha do Mérito Catarinense foi o ilustre caçadorense Alberto de Almeida Costa Neves que foi diretor na Capital tanto da Cidasc quanto da Epagri. Alberto é filho do saudoso doutor Carlos Alberto da Costa Neves, que dá nome ao Aeroporto Municipal de Caçador em homenagem aos relevantes serviços prestados à cidade.

Alberto, o filho, atualmente aos 87 anos mora em Portugal e há quatro anos não vinha ao Brasil. Na foto, ele está ladeado pelo diretor presidente da Mútua-SC, Álvaro Dourado e por Evandro Martins, atualmente na Mútua, em Brasília.  

Alberto ladeado de Álvaro Dourado e Evandro Martins

Sucesso

A entrega da Medalha do Mérito Catarinense, feita mais um ano pelo CREA-SC reuniu a nata do setor de engenharia na Capital. Mais um evento de sucesso, coordenado pelo sempre atuante presidente, Kita Xavier.

Presidente do Crea, Kita Xavier

A conta que não fecha

O prefeito Alencar Mendes (PL) enviou para a Câmara de Vereadores projetos, entre outras medidas, criando cargos para acomodar aliados políticos. Se aprovados, serão criados mais de 20 novos cargos comissionados e outros 15 de Fundação Gratificada, os chamados FGs. Somados correspondem a um aumento de cerca de R$ 3 milhões na folha de pagamento ao ano. Isso num cenário de desafio financeiro, onde somente nesses dois primeiros meses a prefeitura de Caçador pagou mais de R$ 6 milhões só em juros. Acho que a calculadora do contador da prefeitura está quebrada.

Três projetos de lei

A título de informação, os projetos criando o ‘trem da alegria’ de cargos na prefeitura vão à votação na Câmara de Vereadores na segunda-feira (17). São três ao total: o projeto de lei complementar de reordenação da estrutura administrativa da prefeitura – que cria a Secretaria de Cultura – o projeto de lei complementar fazendo a reestruturação de cargos da prefeitura – extinguindo alguns e criando outros – e outro projeto de lei complementar da Procuradoria do Município incorporando 30% no salário dos procuradores, que atualmente são contemplados via FGs.

Esqueceram o aniversário?

Faltando 10 dias para o aniversário do Município de Caçador e a prefeitura não divulgou absolutamente nada sobre as comemorações. Tempos estranhos!

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também