A jovem caçadorense Isadora Piana – que na eleição de 2022 concorreu a deputada estadual e conquistou 6.674 – continua se destacando na política. Agora, ganha projeção nacional. Ela foi conduzida neste início de ano à presidência nacional da Juventude do Partido Novo.
O feito de Isadora chama a atenção por ela ter origem do interior, ganhando espaço em uma vitrine política geralmente ocupada por lideranças de grandes centros. Para se ter uma ideia, o ex-presidente da Juventude do Novo, Matheus Biancardine Mota, é de Minas Gerais, terra da maior liderança do partido nacionalmente falando, o governador Romeu Zema.
Formada em Direito, Isadora tem 26 anos, é suplente de deputada estadual e é filiada ao Novo há cinco anos. A nova líder da Juventude do partido destaca o papel ativo que sua gestão pretende desempenhar em pautas de impacto social e econômico. “Sempre acreditei que a direita deve se unir para defender pautas que atingem diretamente o bolso das pessoas. Eu sempre tive esse perfil e o Partido Novo também. Agora, queremos ampliar isso através da Juventude. Precisamos defender, na prática, quem produz, trabalha e paga impostos”, afirma a presidente.
A líder da juventude também ressalta a importância de abordar o tema da mobilidade urbana com responsabilidade técnica e política. “Nossa gestão nacional da juventude tem o compromisso de atuar em pautas de ativismo político que impactam diretamente o dia a dia da população. Queremos colaborar tecnicamente com o debate e buscar sempre mais liberdade para os brasileiros”, destacou.
Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp
Transporte por aplicativo
Isadora Piana se destacou na cena político ao liderar a derrubada de leis contra plataformas de transporte urbano, nas cidades de Videira e Caçador, em 2021. Na época, sua articulação e o trabalho técnico na redação de uma petição foram decisivos para reverter as proibições locais.
Essa plataforma de atuação também está lhe projetando nacionalmente. Recentemente ela participou em São Paulo, de uma reunião com advogados das plataformas de mobilidade Uber e 99, além de representantes de institutos liberais, para discutir estratégias que visam derrubar o decreto-lei que atualmente proíbe a operação de mototáxis na capital paulista. O encontro marcou o início de um grupo de trabalho focado em encontrar soluções para essa restrição, considerada um obstáculo à livre iniciativa e à mobilidade urbana.
A reunião em São Paulo também contou com a participação de especialistas em regulação de transportes, que reforçaram a importância de um ambiente regulatório mais aberto e competitivo. Ao lado de advogados das empresas e representantes de institutos liberais, Isadora defendeu políticas públicas que respeitem a liberdade de escolha do consumidor e ofereçam alternativas seguras e eficientes de mobilidade urbana.
Crescimento do Novo em SC
A ascensão de Isadora Piana acompanha o crescimento do Partido Novo em Santa Catarina. Para se ter uma ideia, na eleição municipal de 2020 o partido teve 88 candidatos no Estado em seis cidades e fez um prefeito, um vice e 10 vereadores em seis cidades. Na eleição de 2024 o retrospecto mais que melhorou com 417 candidaturas em 38 cidades. O resultado saltou para três prefeitos, dois vice-prefeitos, 35 vereadores espalhados em 22 cidades.
Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp