Hoje é terça-feira, 10 de setembro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
spot_img
InícioGeralFIESC incentiva e fortalece o voluntariado

FIESC incentiva e fortalece o voluntariado

Na celebração do Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) orgulha-se em ser referência em voluntariado corporativo

Desde 2012, mantêm um programa de voluntariado, o Eu Voluntário, por meio do qual mobiliza colaboradores, pessoas da comunidade e parceiros para ações do bem.
De janeiro a julho deste ano, o programa mobilizou 2,7 mil horas de trabalho voluntário em Santa Catarina. São várias ações como produção de mantas e outras peças têxteis para doar a pessoas em vulnerabilidade social ou atingidas por enchentes, suporte para crianças de casas de acolhimento, cursos para idosos, apoio a organizações sociais, campanhas de doação de sangue e recolhimento de lacres de alumínio para compra de cadeiras de rodas e muitas outras.
Na Regional Centro-Norte da FIESC são diversas ações que acontecem praticamente o ano inteiro. Em 2024, foram realizadas oficinas de Boas Práticas na Manipulação de alimentos e empreendedorismo, Ação de Pascoa com produção e doação de chocolates, oficina de Educação Financeira, noções de Empreendedorismo e de Relacionamento Interpessoal, oficina de Saúde Mental, entre outras ações, que totalizaram mais de 100 horas de atividades voluntárias este ano.
Em 2023, no fechamento das ações de voluntariado corporativo do Projeto “Dê o Seu Melhor”, da Regional Centro-Norte da FIESC foram beneficiadas 11 instituições, envolvendo 180 voluntários em 14 ações realizadas, (de outubro a dezembro), com oito empresas e entidades parceiras. Público atendido: 916 pessoas.
De acordo com o vice-presidente regional da FIESC, Leonir Tesser a dedicação, generosidade e espírito de colaboração dos voluntários da FIESC fazem uma diferença significativa na vida de muitas pessoas. “São ações diferentes, mas que levam mais alegria e esperança para a comunidade. Fica nosso agradecimento para todos que doam seu tempo e esforço para ajudar aqueles que mais precisam, que compartilham suas habilidades e conhecimentos de forma tão generosa. A equipe da FIESC está de parabéns”, declara.
“É a forma que encontramos de inspirar pessoas e organizações em prol de uma causa que transforma vidas e o planeta”, comenta o gerente executivo Daniel Tenconi. “Não tenho dúvidas de que somos pessoas melhores quando damos o nosso melhor, em tudo que fazemos”, completa.
O Dia Nacional do Voluntário, foi divulgado para colaboradores das empresas Laminados AB, Frameport e Supremo por meio da equipe da ginástica laboral do SESI, em parceria com a Responsabilidade Social da FIESC.

Entidades atendidas pelas ações voluntárias da Regional da FIESC:
Caçador: Centro Municipal de Educação Infantil Elmar Pereira Rosa
Caçador: CMEI Marinei Aparecida Lopes
Caçador: Aceias-Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social
Videira: Lar Bom Samaritano
Três Barras: Lar Aprisco
Três Barras: Projeto Esperançar
Videira: Associação Obra de Misericórdia
Fraiburgo: Rede Feminina de Combate ao Câncer
Lebon Régis: Escola Núcleo Rio Doce
Lebon Régis: Centro de Educação Infantil
Curitibanos: ONG Herdeiros do Futuro

COMITÊS
Por meio do Eu Voluntário, a FIESC tem articulado a criação de comitês internos de voluntariado. Onze já foram criados em todas as regiões do Estado. A meta são 17 até o fim deste ano. Os comitês são formados por colaboradores que se reúnem regularmente, identificam oportunidades de ajuda nas cidades onde trabalham e procuram alguém disposto a ajudar.

Dia Nacional do Voluntariado
Uma lei assinada em 1985 pela Presidência da República estabelece 28 de agosto como o Dia Nacional do Voluntariado. Trata-se de reconhecimento às pessoas que ajudam os outros sem exigir nada em troca. No Brasil, uma das modalidades que mais crescem é o voluntariado corporativo, aquele organizado por empresas para ajudar a atender necessidades das comunidades de seu entorno. Este crescimento está atrelado ao ESG, sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança. Elas indicam se uma organização é sustentável, socialmente consciente e administrada dentro de critérios éticos e transparentes.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP – Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também