Hoje é domingo, 14 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaExpo se consolida como a grande vitrine de Caçador
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Expo se consolida como a grande vitrine de Caçador

Uma busca da sociedade caçadorense de mais de 20 anos, que é ter uma grande exposição para firmar a cidade como grande pólo industrial do Meio-oeste, se consolida com a ExpoCaçador, que também é inclusão social ao possibilitar a todos os caçadorenses assistir grandes atrações nacionais como Ana Castela, de forma gratuita

Expo: a vitrine de Caçador

No início dos anos 2000 iniciava um debate em torno da organização de uma grande feira empresarial para firmar a cidade como grande pólo industrial do Meio-oeste. Caçador precisava se posicionar como líder industrial e empresarial. Algumas tentativas foram feitas, mas não tiveram seqüência.

Era um fechamento de ciclo político, dos governos Onélio Menta (PMDB), quando as Festas do Município focavam apenas em grandes atrações artísticas e o povo precisava pagar ingresso. A partir de 2004, quando Saulo Sperotto (PSDB) assumiu seu primeiro mandato, colocou-se em prática a principal promessa de sua campanha: a Festa do Município de graça para a população. Mas, o foco ainda era nas atrações artísticas.

O modelo que começou colocar Caçador na rota das mega exposições, aliando grandes atrações artísticas com feiras de segmentos econômicos somente se fortaleceu e se consolidou no quarto mandato do prefeito Saulo, com a ExpoCaçador.

A Expo pegou na veia da cidade! Era o que a alma caçadorense esperava há muitos anos. A cidade comprou a idéia. As entidades participam ativamente. O comércio prepara os estaques para lucrar. A hotelaria fica lotada. O calendário de realização de dois em dois anos deixa o evento ainda mais fortalecido e melhor organizado.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Consolidação

Hoje a Expo é a vitrine de Caçador. Neste próximo final de semana pessoas de toda a região e até de estados vizinhos estarão em Caçador conhecendo nossas potencialidades. A indústria, através de entidades como Fiesc, Sinca e outras entrou de cabeça e a cada edição realiza uma exposição ainda mais valorizada. Comércio e serviços também marcam presença, além, é claro do setor de pecuária e agricultura, forças econômicas da cidade.

A Expo encontrou o ponto de equilíbrio entre um evento de entretenimento e lazer e de potencialidades econômicas e não fica a desejar a outras grandes feiras do segmento. Tem shows de nível nacional gratuitos para toda a população. Tem shows que são pagos para ajudar a bancar o evento e o custo não recair só nos cofres públicos. Tem atrativos de diversão como o Rodeio Country e os artistas locais e também tem exposições e feiras de vendas de veículos e equipamentos. Neste ano terá até a Feira do Conhecimento, patrocinada pela Uniarp.

Dá pra se dizer que a Expo atingiu um nível de excelência para se consolidar. Tem muito ainda para crescer e esse é o ponto positivo. Sempre eleva a expectativa para a próxima edição, neste caso em 2026.

Parabéns Caçador, hoje você tem sua vitrine para mostrar seu potencial econômico!

Parque das Araucárias está recebendo os últimos cuidados para o grande evento

E os críticos

A ExpoCaçador90 é um sucesso absoluto. É possível cravar isso, mesmo antes de ela começar. Contudo, obviamente, não tem unanimidade na sua aprovação. Há sempre, mais por questões políticas, quem a critique. Quem não aprove gastos públicos com o evento. Quem por dor de cotovelo critica o prefeito e transfere esse veneno para a Expo.

Boa parte desses críticos é bem de vida. Classe média ou classe média alta. Geralmente quando lhes dá na telha vão à Curitiba, Porto Alegre ou São Paulo quando querem assistir um show nível nacional ou até de nível mundial. Costumam ir comprar roupas sofisticadas nos grandes centros e pouco prestigiam o comércio local. Há também alguns que criticam a Expo por pura secura da alma mesmo. Só enxergam o negativo.

Mas e o povo?

O que essa gente de visão comunitária míope não consegue é enxergar o mundo pelo olhar daquele cidadão menos abastado. Daquela família que apenas sobrevive. Daquele pai ou mãe de família que mal consegue dar dignidade para os filhos com alimentação decente, roupas dignas e uma vida adequada. Que no final do mês não sobra um dinheiro para investir numa atividade de lazer, seja qual for. Pode ser assistir um show fora da cidade, ver um jogo de futebol ou ir a uma apresentação artística.

Essa parcela da sociedade e vou falar para vocês, uma parcela nada pequena, também é contemplada pela Expo. Vamos começar pelo transporte que a prefeitura oferece de graça. Se a pessoa não tem um carro, nem precisa usar dinheiro para um transporte de aplicativo. Há ônibus gratuitos. Quanto aos shows, a metade das apresentações nacionais é com acesso gratuito. Sem falar em dezenas de outras atrações artísticas gratuitas e no Rodeio.

A família só se preocupa com a alimentação e bebidas, cujos preços já são mais atrativos que em outras épocas. Só para se ter uma ideia, de acordo com a organização, o X Salada será vendido a R$ 22 e o pastel ao valor de R$ 15. Preços bem em conta se comparados a outros eventos de igual porte.

Estrutura é a maior já montada no Parque das Araucárias

Contempla todos

São esses pontos que fizeram a ExpoCaçador cair no gosto da população, atingindo a todas as classes sociais. Contempla desde o grande industrial que sabe que a cidade tem que ter uma vitrine para mostrar sua potencialidade, até o empregado desse industrial.

Só para se ter uma ideia, Florianópolis, que é a Capital do Estado e paralelamente a Caçador também completa aniversário neste final de semana (faz 351 anos neste dia 23 de março) terá como atrações principais as cantoras Pitty, Maria Rita e Pato Fu, além é claro de centenas de atrações culturais na Maratona Cultural. Já aqui, qualquer caçadorense, do centro ou do Mutirão, poderá ver Ana Castela, uma cantora top 1 do Brasil de graça.

Isso é investir em bem estar social, é investir em qualidade de vida que o ex-prefeito Saulo tanto falava e agora está tendo sequência com o prefeito Alencar. Uma excelente Expo a todos!

Show com Ana Castela terá ingresso livre para o setor Pista

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também