spot_img
Hoje é domingo, 20 de abril de 2025
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioNotíciaEpisódio de jovem que invadiu escola com faca reacende cobrança por segurança...

Episódio de jovem que invadiu escola com faca reacende cobrança por segurança nas escolas

Na sessão desta noite de segunda-feira (7) vereadores cobraram quais as medidas que a prefeitura tomou para reforçar a segurança nas escolas. Vereador André Alves (MDB) chegou a aprovar uma indicação por unanimidade pedindo resposta sobre pedido de implantação de ferramentas como detector de metais, porta giratória e câmeras de segurança nas escolas municipais

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

O recente episódio de um ex-aluno que invadiu a Escola Municipal Morada do Sol, dia 31 de março, portando uma faca para ameaçar uma professora e acabou ocasionando danos ao patrimônio renovou cobranças por antigas sugestões de implementações de medidas de segurança nas escolas de Caçador.

Na sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (7) o vereador Fabiano Dobner (PL) chegou a lembrar que em 2023, depois de diversos casos de violência nas escolas – especialmente no Oeste Catarinense e em Blumenau – chegou a apresentar uma indicação na Câmara de Caçador para que a prefeitura implementasse mecanismos de segurança como câmeras de segurança, porta giratória e detector de metais.

Infelizmente, dois anos depois, e agora Caçador como cenário de um ataque a escola – felizmente sem vítimas – as medidas sugeridas pelo vereador ainda não foram acatadas pelo poder público municipal. Ele cobrou que ao menos um guarda deveria ter nas escolas. “A gente sabe que se tem um guarda nas escolas o pai deixa o filho de forma mais tranqüila”, disse, lembrando que em audiência pública o prefeito Alencar se comprometeu em colocar “um tiozinho” nas escolas e não foi feito.

André aprova indicação pedindo informações

Na sessão desta segunda (7) o vereador André Alves (MDB) aprovou a indicação número 9/25 pedindo informações do Poder Executivo sobre indicações como a número 363 de 2021 do ex-vereador Ricardo Barbosa e outra do ano de 2023 do vereador Fabiano. Ambas solicitavam a implantação de medidas de segurança nas escolas, creches e demais estabelecimentos de ensino de Caçador.

O vereador questiona na indicação quais medidas a prefeitura está tomando para acatar as sugestões dos vereadores no sentido de melhorar a segurança nas escolas. “Mesmo com as indicações do saudoso vereador Ricardo e do Fabiano, não aconteceu nada”, disse André.

O vereador do MDB questionou que ao menos o poder público adote – como acontece nas escolas estaduais – o uso de um guarda ou agente na frente das escolas municipais. O vereador Rubiano Schmitz (PP) lembrou que depois de uma alteração na legislação, a Guarda Municipal deixou de ter a figura do Guarda Patrimonial Municipal, que seria justamente o zelador, que poderia fazer essa função. “Era esse o profissional que era pra ficar no posto de saúde, que era pra ficar na escola…”, comentou.  Porém, com alteração, restaram apenas os agentes que cuidam do trânsito e segurança.

O vereador Marquinhos (União Brasil) lembrou que juntamente com o vereador Bainho (PL) pretende apresentar na sessão da Câmara desta terça (8) uma indicação no mesmo sentido de ampliar a segurança nas escolas. O foco dos vereadores é que a prefeitura coloque um vigilante em cada uma das escolas municipais. “Que faça isso como se tem nas escolas estaduais, onde tem um policial da reserva que dá segurança para professores e alunos”, comentou.

O vereador Jonatas Maia, o Bainho (PL) disse que é favorável à proposta do vereador André e vai além. Ele também é favorável que se coloque um vigilante, mas armado e treinado, para evitar que esses ataques se repitam. “Precisamos sim olhar com mais atenção a isso, pois estamos vulneráveis nessa questão”, comentou.

Entre no Grupo das COLUNAS do ADRIANO no WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Guarda Municipal foi eficiente

É bom registrar que no episódio do ataque à Escola Morada do Sol, na semana passada, a Guarda Municipal foi muito eficiente chegando ao local rapidamente e evitando um desfecho maior. Também agiu igualmente rápida a Polícia Militar.

Lembrando que o acionamento das forças de segurança foi feito através do botão do pânico (instalado em todas as escolas municipais).

O vereador Fabiano elogiou a ação da Guarda Municipal. “A Guarda municipal foi rápida, apertaram o botão e rapidamente eles estavam lá”, disse, apelando para que a Guarda amplie ainda mais as rondas nas escolas.

LEIA MAIS SOBRE O ATAQUE A ESCOLA DE CAÇADOR ABAIXO:

Adolescente invade escola com uma faca e causa danos ao patrimônio

Adolescente que teria invadido escola em Caçador e ameaçado a diretora de morte será internado




Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também