O curso de Medicina da UNIARP recebeu o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa é a nota mais alta concedida aos cursos pelo órgão do governo federal. Avaliadores do MEC estiveram na Universidade nas últimas semanas e acompanharam de perto todo o processo de ensino, a metodologia e conheceram a estrutura. O resultado da avaliação está sendo muito celebrado por toda a universidade. O curso de Medicina da Uniarp é de excelência.
O presidente da Fundação UNIARP, Moacir José Salamoni registra agradecimentos para todas as pessoas que auxiliaram na jornada da Universidade na construção e consolidação do curso de Medicina. “É momento de agradecer todo o empenho dos professores, dos estudantes, de toda a equipe da Universidade, além de todos os conselheiros, todas as diretorias, lideranças da região, instituições de saúde e a comunidade”, frisa.
O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin destaca que o curso de Medicina da UNIARP gerou um impacto positivo significativo no treinamento da próxima geração de médicos e na melhoria da saúde das comunidades atendidas. “De diversas maneiras, a UNIARP trabalha para melhorar a saúde por meio da educação, pesquisa e alcance comunitário”, comenta.
De acordo com a professora e médica Dra. Lina Rigodanzo Marins, coordenadora do curso de Medicina, desde as primeiras fases, os estudantes são envolvidos em um processo de aprendizado ativo, onde as aulas teóricas são acompanhadas por treinamentos práticos em ambientes médicos simulados e da vida real, nas unidades básicas de saúde e nos hospitais em toda a região. “Tudo para expandir o conhecimento, aprimorar técnicas de atendimento ao paciente e enfatizar a habilidade crítica de tomada de decisão médica”, explica.
O curso de Medicina da UNIARP foi autorizado pela Resolução CEE/SC número 118/2017 e pelo Decreto Estadual número 1.438 de 27 de dezembro de 2017. Dia 04 de outubro de 2018 foi lançado o primeiro edital de oferta para a primeira turma do curso de Medicina. A aula inaugural do curso foi realizada dia 12 de dezembro de 2018 e foi ministrada pelo professor Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. O evento teve a presença de Dom Orlando Dotti, bispo Emérito da Diocese de Vacaria- RS, primeiro bispo de Caçador, fundador e diretor dos cursos superiores da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), hoje UNIARP. A formatura da primeira turma do curso de Medicina da UNIARP será este ano, em dezembro.
NOTÍCIAS POR WHATSAPP – Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp