Hoje é sábado, 5 de outubro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioNotíciaCandidatos a prefeito de Caçador apresentam propostas no debate da ACIC

Candidatos a prefeito de Caçador apresentam propostas no debate da ACIC

Alencar Mendes (PL), Imar Rocha (PSB) e Marcio JF (MDB) participaram do encontro na Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (26)

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) promoveu na noite de quinta-feira (26) um debate entre os candidatos a prefeito do município, a fim de que os postulantes ao Executivo Municipal pudessem apresentar suas propostas de governo com base no documento Voz Única Municipal, que apresenta os principais pleitos com base na Infraestrutura; Tributação e Gestão Pública, Esporte/Turismo e Cultura; Segurança; Saúde; Educação e Inovação.

Alencar Mendes (PL), Imar Rocha (PSB) e Marcio JF (MDB) participaram do encontro na Câmara de Vereadores. As perguntas do debate foram formuladas pela diretoria da ACIC e seus nucleados e houve a participação de sete entidades caçadorenses realizando perguntas, sendo a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (Adeac); Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (Aeac); Fiesc; Ifsc; Udesc, Hospital Maice e Ampe. Os candidatos a vice-prefeitos também tiveram a oportunidade de responder perguntas durante o evento, assim como se apresentar.

O moderador do debate foi Gilson S. Zimmermann, administrador de empresas, consultor e especialista em gestão empresarial e de entidades empresariais, atuando a mais de 26 anos no Associativismo e já tendo conduzido diversos debates políticos ao longo dos anos.
Durante quase 3 horas um debate democrático, no mundo das ideias, foi realizado pela ACIC e o presidente da entidade, José Carlos Tombini, ficou satisfeito com o resultado, sendo um momento em que o setor industrial e seus associados puderam ouvir dos candidatos como pretendem conduzir os pleitos contidos no Voz Única dando o suporte necessário para o desenvolvimento de Caçador. Além das mais de 150 pessoas presentes na Câmara, o debate também foi transmitido ao vivo pelo canal do youtube da ACIC e mais de 500 pessoas acompanharam. Assista em https://youtube.com/live/MeJ8hQ70hf0.

“Entendemos que é de grande importância ter este diálogo aberto e franco com os candidatos. E este ano, a ACIC conta com uma ferramenta a mais, o Voz Única Municipal. Este programa orienta e informa sobre as demandas do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. O Voz Única traz todas as necessidades dos empresários para o município, buscando expor para o futuro prefeito o que precisa ser otimizado, dando a visão do empreendedor. Nosso objetivo foi garantir aos candidatos as mesmas oportunidades para expor seus objetivos, com uma discussão democrática e justa. Agradecemos todas as autoridades presentes e todas as pessoas que ajudaram a organizar este momento”, declarou o presidente da ACIC, José Carlos Tombini.

Todos os candidatos a organizadores

VEJA ABAIXO AS AVALIAÇÕES FEITAS PELAS ASSESSORIAS DOS CANDIDATOS:

Alencar e Fically

O candidato Alencar Mendes, da Coligação “Caçador Ainda Melhor”, venceu o debate promovido na noite desta quarta-feira (26), pela Associação Empresarial de Caçador (ACIC). Assim como já havia acontecido no debate da Rádio Caçanjurê, o candidato do PL mostrou segurança, conhecimento e apresentou ideias e projetos contundentes para Caçador continuar no caminho do desenvolvimento.

Ele informou que as demandas apresentadas pelas entidades representativas do Município através do documento “Voz Única”, já estão, na sua maioria, contempladas no Plano 22, e serão implantadas a partir de 2025.

Durante o evento, Alencar pôde explanar ao público presente e aos internautas o que pretende fazer para que os serviços e atendimentos, assim como as obras necessárias, impulsionem o desenvolvimento local e os serviços básicos cheguem de forma ágil e com qualidade à população.

Enalteceu que as inciativas público-privada serão fortalecidas, assim como já acontecem no atual mandato, exemplificando parcerias com a ACEIAS na educação infantil; Sesi e Senai na realização do programa Educação para o Futuro, Agora, desenvolvido com alunos de 7° a 9° anos e que contribui para que o ensino integral em Caçador já chegue a 54% dos alunos da rede municipal; com o Hospital Maicé, na Saúde, e a BRK Ambiental nos serviços de saneamento.

Respondendo sobre as propostas para a valorização do setor gastronômico do Município, Alencar enalteceu o trabalho dos donos de bares e restaurantes e informou da implantação da Vila das Etnias em pontos estratégicos do Parque Linear, que além de valorizar o contexto histórico dos emigrantes que construíram a história de Caçador, vai possibilitar um incremento gastronômico, assim como no Mercado Público Municipal, que terá a obra retomada em breve.

As ações para facilitar a abertura de novas empresas em Caçador também foi tema de questionamento. Ele informou que o Município tem desburocratizado o processo e facilitado, por meio da Sala do Empreendedor e uma série de alterações na Legislação, o ambiente de negócio. A processo para a abertura de empresas passou de 7 dias para 23 horas, e com o objetivo de chegar ao máximo 3 horas assim que todo o processo unificado de serviços estiver sincronizado.

O aeroporto de Caçador também foi tema de pergunta, focado na reativação de voos comerciais. Alencar lembrou dos grandes investimentos que o local recebeu recentemente, sendo mais de 5 milhões destinados para melhorias e ampliação da pista, a tornando a terceira maior do estado.

A estruturação física já efetivada credencia o aeroporto a se tornar regional, possibilitando, dentre outras coisas, a retomada de voos comerciais. “Inclusive a empresa já está com o CNPJ aberto no município, mas é claro que para isso acontecer precisamos ter uma demanda comercial. Sem dúvidas, o aeroporto é o próximo degrau de desenvolvimento de Caçador e, prova disso, é que, mesmo sem receber voos comerciais, cerca de 300 operações de pousos e decolagens por mês são realizados, o que demonstra a sua importância regional”, disse.

Alencar ainda respondeu questionamentos sobre as ações que irá efetivar na área da saúde, com ênfase no Hospital Dia, que será votado para atendimentos de baixa e média complexidade, e no Programa que vai possibilitar o tratamento do câncer em Caçador.

O debate ainda abriu espaço para os candidatos a vice-prefeito, com a participação de Fically, que respondeu perguntas apresentadas por entidades e da organização do evento.

Ao final, Alencar estimulou às pessoas a comparecerem às urnas no dia 6 e pediu ao eleitor que compare os candidatos, suas histórias, o que cada um já fez pela cidade e suas as propostas para a cidade. Agradeceu a Acic pela espeço e as pessoas pelo interesse em saber mais das propostas de cada candidato, pedindo o voto para o 22.

Imar e Ione

Se existiam dúvidas, agora não existem mais. Os mais preparados para governar Caçador são os candidatos a prefeito Imar Rocha (PSB) e vice Ilone Moriggi (PT), da Coligação Caçador Levada a Sério. Articulado e bem-preparado pelos seus 50 anos de experiência de vida pública, Imar apresentou suas propostas de forma clara e objetiva.

Ele respondeu a todos os questionamentos realizados pela organização do debate promovido pela Associação Empresarial de Caçador (ACIC), com a propriedade de quem já ocupou o cargo de Procurador Geral do Estado de Santa Catarina e o de prefeito de Caçador. Condição que lhe confere a experiência e a vivência para saber o que são propostas viáveis e promessas de campanha.

“Gostei muito do debate. Uma oportunidade única de debater com os outros candidatos na presença dos eleitores. Sem essas ‘churumegas’ de redes sociais onde todos os candidatos são perfeitos e as propostas todas viáveis. O debate ao vivo permite ao eleitor ver quem domina as suas propostas, sem gaguejar”, afirmou Imar.

A candidata a vice-prefeita, Ilone Moriggi, disse que a ACIC e as demais entidades que auxiliaram na organização do debate estão de parabéns, por abrirem espaço para os vices. “Oportunidade que vem ao encontro da proposta da nossa Coligação, onde o vice é uma mulher e terá voz ativa na aplicação das propostas apresentadas para população”, observou.

VOZ ÚNICA – Provocado pelas perguntas da organização, o candidato Imar Rocha teve a oportunidade de apresentar diversas propostas do plano 40. Propostas que em sua maioria coincidem com as do Voz Única Municipal, cartilha elaborada pela ACIC, com a participação de: AMPE, CDL, ADEAC, AEAC, FIESC, IFSC, Hospital Maicé e comunidade.

Ênfase para as propostas de Ensino Integral em todas as escolas da rede municipal, com ensino regular e atividades esportivas, culturais e profissionalizantes no contraturno. Transporte coletivo gratuito, medida que vai aumentar a mobilidade da população e resolver alguns gargalos do trânsito, colocando mais dinheiro no bolso do trabalhador. Criação de Parcerias Público-Privadas Municipais (PPP).

Sobre as PPPs, Imar afirmou que estas parcerias são viáveis, mas dependem da parceria dos empresários e principalmente da lucratividade do serviço a ser explorado.”Um dos serviços que pode ser explorado por uma PPP Municipal é a transformação do lixo em energia e adubo. Já existem iniciativas semelhantes e, havendo a participação e a concordância da sociedade, podemos explorar esse serviço, inclusive com abrangência regional”, afirmou Imar.

UDESC – No final do debate a equipe do 40 conversou com integrantes da UDESC, que participaram do debate, sobre a organização de uma reunião para debater a implantação da universidade em Caçador. Implantação que utilizará o espaço do Parque das Araucárias para o oferecimento de um espaço para as unidades da Udesc de todo estado.

Para saber mais sobre as propostas e projetos para Caçador, veja o plano de governo completo da chapa Imar Rocha e Ilone Moriggi no site oficial da campanha: [www.imarrocha.com.br](http://www.imarrocha.com.br).

Márcio JF e Jean

Os candidatos da coligação MDB, PSD, Podemos e PDT, Marcio JF e Jean Carlo Ribeiro, se mostraram os candidatos mais preparados durante o debate realizado pela Associação Comercial e Industrial de Caçador (Acic), na noite de quinta-feira.

No debate, Marcio JF explicou seu Plano de Governo, afirmando que ele é baseado no tripé: enxugamento da máquina pública, desburocratizar a administração e propostas claras para o desenvolvimento de Caçador. “Hoje pagamos R$ 85 mil por ano de aluguel para guardar papel, em pleno século 21”, afirmou.

“Enxugando a máquina e moralizando o gasto público, vai sobrar dinheiro para ter mais remédio na farmácia, vai sobrar dinheiro para contratar mais médicos, para contratar mais exames e cirurgias que a população tanto precisa”, afirmou o candidato. “Hoje nós precisamos desburocratizar, destravar a Prefeitura, que está atrapalhando a vida do cidadão”, completou.

Durante o debate também participaram os candidatos a vice-prefeito. Jean Carlo Ribeiro, vice de Marcio JF, falou sobre como eles pretendem cuidar das estradas do interior e investir na agricultura. “Eu trabalho há mais de dez anos no projeto de antigranizo que hoje está estadualizado. Mas nós vamos alargar as estradas e fazer pontes de concreto, além de continuar a pavimentação do interior, com os recursos que o deputado Valdir Cobalchini tem trazido para Caçador”, afirmou.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também