Estudantes da 1ª fase do curso de Biomedicina da UNIARP participaram de uma aula prática no laboratório de Nutrição que uniu conhecimento técnico, criatividade e muita interação. A atividade teve como foco o estudo dos principais grupos de nutrientes: proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídeos.
Com uma proposta dinâmica e participativa, os acadêmicos puderam explorar, de forma concreta, a composição e as funções desses nutrientes no organismo. Divididos em grupos, utilizaram alimentos variados para montar pratos que ilustrassem os conceitos aprendidos em sala, tornando o aprendizado mais didático.
A iniciativa teve como principal objetivo facilitar a assimilação dos conteúdos por meio da construção coletiva do conhecimento, estimulando o raciocínio científico, a criatividade e o trabalho em equipe. Além disso, a metodologia adotada aproximou os estudantes da realidade laboratorial, essencial na formação do biomédico.
Segundo a professora Stela Sgarbi, responsável pela atividade, a prática reforça o valor das metodologias ativas no ensino das ciências da saúde. “É fundamental que os estudantes tenham esse contato prático desde o início do curso. Isso contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como análise crítica, capacidade de observação e autonomia no aprendizado”, destacou.
A aula foi finalizada com a apresentação e socialização dos pratos preparados entre os grupos, promovendo uma rica troca de conhecimentos e experiências. A atividade foi muito bem avaliada pelos acadêmicos e coordenação do curso, unindo teoria, prática e criatividade em um ambiente de aprendizado colaborativo e significativo.