O assento do abrigo de ônibus em Caçador
Olha só o trabalho da prefeitura de Caçador. Leitor deste Informe enviou a foto deste abrigo de ponto de ônibus (foto acima) instalado na rua Carlos Sperança, em frente ao prédio do INSS, bem no centro de Caçador. Além de abrigar quase nada contra a chuva e o sol, o assento é no ‘segundo andar’.
Quem planejou e implantou essa estrutura não pensou em acessibilidade e no bem-estar do cidadão caçadorense.
Este colunista entrou em contato com o IPUUC e com a Secretaria de Infraestrutura, mas não recebeu retorno de nenhum deles para esclarecer sobre a medonha engenharia desses abrigos de ônibus.
O OUTRO LADO: IPPUC ESCLARECE SOBRE ABRIGO DE ÔNIBUS
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) Alexandre Schermach entrou em contato com a coluna para explicar que a obra de revitalização no local não foi finalizada. Ele disse que naquela esquina será implantado um platô de paver. Porém, a empresa do abrigo de ônibus é outra empresa e se adiantou instalando o abrigo antes do paver. “A obra do paver está com previsão de iniciar já na segunda-feira que vem”, disse, salientando que a empresa é de Concórdia. Segundo ele, o piso vai subir 15 centímetros mais o paver. “Caso precise de algum ajuste na questão de altura, vamos fazer, mas ao que a gente viu não vai ter necessidade”, pondera.
Entre no Grupo das COLUNAS do ADRIANO no WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp
Esclarecedora
Repercutiu muito bem e ainda repercute a resposta do prefeito Alencar Mendes (PL) a questionamentos de vereadores replicados nesta Coluna em relação à implantação do sistema de esgoto por parte da BRK e ao Programa Barro Zero. Ler a resposta aqui. Os dois temas são de interesse de todos os caçadorenses e através do seu artigo, Alencar trouxe à luz da opinião pública informações ainda desconhecidas.
Dentro do prazo
Uma das informações que mais me chamou a atenção foi sobre o contrato da BRK com Caçador. Alencar revelou que ele começou a vigorar apenas em 2018. Apesar de a licitação ter sido iniciada ainda no segundo governo Saulo Sperotto e finalizada no governo Beto Comazzetto, os sucessivos questionamentos judiciais da Casan atrasaram o início da execução do contrato com a nova concessionária.
Sendo assim, obviamente que a BRK ainda está dentro do prazo para iniciar a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Caçador, visto que se passaram apenas sete anos.
“A empresa assumiu o sistema de abastecimento de água em Caçador no ano de 2018, depois de longa discussão judicial que atrasou sobremaneira o início dos trabalhos”, esclareceu o prefeito no artigo. Faço o apontamento para não restar dúvidas, pois erroneamente acreditava que a vigência do contrato era maior, já superior a 10 anos.
Água cara
Considerando que o prazo para o início da implantação do saneamento básico ainda dê fôlego para a BRK, no objeto principal da parceria, que é a coleta, tratamento e distribuição de água, há que se evoluir em muito.
Se em relação a Casan, à época, a crítica que prevalecia era pela falta de água em alguma regiões, agora os consumidores apontam suas atenções para outros detalhes como os critérios de medição e colhimento de dados da fatura, o preço cobrado e a qualidade da água. Isso ficou evidente em nossas redes sociais na postagem do artigo do prefeito. A BRK tem campo para avançar no sentido de melhorar o atendimento.
Alencar colunista
Ao encaminhar sua resposta à este INFORME – que em áureos tempos de oposição ao governo Saulo era chamado por seus cupinchas de INFAME – o prefeito Alencar deve ter rememorado um pouquinho o tempo em que foi colunista deste veículo, há pouco mais de 10 anos, quando o jornal ainda era impresso e com circulação diária.
À época, vereador, o ora prefeito assinava uma coluna opinativa e versava geralmente sobre temas leves do cotidiano. Abaixo a imagem de uma coluna do prefeito resgatada do arquivo digital do antigo jornal Informe. O artigo divide a página com uma matéria política sobre o MDB, que estava em processo de eleição de nova diretoria.

Todo tipo de opinião
Aliás, por este Informe já desfilaram colunistas das mais variadas vertentes ideológicas e de pensamentos. Em 25 anos de circulação (contanto a edição impressa), nessas más traçadas linhas escreveram inúmeras lideranças de Caçador, desde prefeito, presidente de Câmara e até deputado estadual. O Informe sempre foi aberto a todos as ideias e amplamente democrático.
Jorginho em Videira
Governador Jorginho Mello (PL) participa na noite desta quarta-feira (2) de uma grande reunião de mobilização do Partido Liberal em Videira. O presidente do PL de Videira, Dorival Carlos Borga, é o responsável em convidar os filiados e simpatizantes do partido a participarem do encontro. O foco em 2026. “Fortalecer o partido local é crucial, e a presença do governador Jorginho Mello tem grande importância nesse processo. Ele chega com a missão de preparar o PL para o próximo ano”, afirmou Borga ao Portal RBV.
Borga 2026
A grande expectativa fica pela vontade ou não do ex-prefeito Borga em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Ele saiu da prefeitura muito bem avaliado e tem estrutura para organizar uma campanha. Isso sem falar que é respeitado em toda a região como liderança séria e de palavra. Se Borga disputar, tem condição de alcançar uma bela votação. Como o corte do PL para garantir a eleição vai ser lá em cima, para o ex-prefeito garantir uma cadeira o buraco é mais embaixo.
Prefeitos
Além da agenda política, o governador também terá agenda administrativa. Nesta quinta-feira (3), a partir das 9h30, ele estará na Unoesc, onde fará um balanço dos dois primeiros anos de sua gestão. Durante o evento, Jorginho também atenderá individualmente os prefeitos dos 15 municípios da microregião da AMARP (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe)
Entre no Grupo das COLUNAS do ADRIANO no WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp