Câmara aprova Título de Cidadão Benemérito a Gilberto Seleme

Projeto foi aprovado por unanimidade na sessão de quarta-feira (8). Esta é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos nascidos em Caçador

0
43

A Câmara Municipal de Caçador concedeu na noite desta quarta-feira (8) o título de Cidadão Benemérito do Município ao empresário caçadorense e vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme.

O Projeto, de autoria da Mesa Diretora da Casa, por meio de indicação do presidente Moacir D’Agostini, foi aprovado por unanimidade e a entrega da homenagem será realizada em Sessão Solene e em data a ser agendada.

Durante a justificativa do projeto, os vereadores destacaram que a escolha de Seleme se justifica pelos relevantes serviços prestados à comunidade caçadorense, elevando o nome de Caçador no cenário estadual e nacional.

Vale ressaltar que o Título de Cidadão Benemérito é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos nascidos em Caçador. Ela possui a mesma expressividade do Título de Cidadão Honorário, que é destinado a pessoas que não nasceram neste município, mas que também prestaram relevantes serviços.

Durante a votação, os vereadores Clayton Zanella e Alcedir Ferlin enalteceram a homenagem, destacando que Seleme tem se destacado não apenas no meio empresarial, mas em outros setores importantes como por exemplo a educação superior.

Da mesma forma, Moacir D’Agostini enfatizou que Caçador reconhece o talento e o espírito empreendedor de Gilberto Seleme através desta honraria, e que a aprovação de seu nome engrandece a galeria dos Cidadãos Beneméritos do Município.

Sobre o homenageado

O industrial Gilberto Seleme nasceu em Caçador. Filho de Elias Seleme Neto e de Nelli Mocellin Seleme, é casado com Cristiane Costa Ganz Seleme e tem três filhos: Gilberto, Gustavo e Guilherme. É avô do Thomas e da Marina.

É engenheiro civil, formado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e bacharel em Administração pela UnC-Caçador, tem destacada atuação na área social, empresarial e educacional em Santa Catarina, principalmente em Caçador e região.

É o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC); Membro do Conselho Superior da FIESC; membro do Conselho Estratégico da indústria catarinense; membro do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação e do Conselho Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); vice-presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI-SC), do SENAI-SC e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SC), bem como do Centro das Indústrias de SC (CIESC). É membro do Fórum Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina; vice-diretor financeiro da Associação Empresarial de Caçador (ACIC); delegado efetivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI); membro do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador e do Conselho Consultivo do Hospital Maicé de Caçador.

Em 2013, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense, e em 2014 a Comenda dos 100 anos do Contestado. Já em 2018 foi agraciado com a Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do estado do Paraná, e com o título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. No ano de 2019 recebeu da UNIARP o título honorífico de Doutor Honoris Causa.

Foi membro da Diretoria da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador (Bombeiros Voluntários) e vice-presidente para a Região Centro-Norte da FIESC. Também foi membro da diretoria do Banco do Pequeno Empreendedor (Bapem) e um dos fundadores da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (ADEAC), e do Sindicato da Indústria da Madeira em Caçador, sendo o primeiro presidente. Gilberto integrou ainda a diretoria da Universidade do Contestado- Campus Caçador; foi presidente da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP) e do Conselho Consultivo, sendo ainda membro do Conselho Curador da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP).