Vereadores querem atendimentos diferenciados para familiares de vítimas da Covid-19

Infelizmente nos aproximamos da triste marca de 200 óbitos em decorrência da Covid-19 em Caçador, e muitos que perdem seus entes queridos precisam elaborar o luto rápido

0
67
Vereadores Jean Carlo Ribeiro (PSD) e Clayton Zanella (DEM)

Com o objetivo de oferecer suporte às famílias de vítimas da Covid-19 no Município, os vereadores Clayton Zanella (DEM) e Jean Carlo Ribeiro (PSD) solicitaram durante sessão desta terça-feira (4), que o Executivo faça um estudo de viabilidade para a implantação de serviços de apoio psicológico, jurídico e de assistência social às pessoas que precisarem de apoio no período de luto.

Esta medida, explica Clayton Zanella, pode evitar o surgimento de problemas psicológicos mais intensos, os quais podem impactar diretamente na saúde e qualidade de vida destas pessoas.

 “Infelizmente nos aproximamos da triste marca de 200 óbitos em decorrência da Covid-19 em Caçador, e muitos que perdem seus entes queridos precisam elaborar o luto rápido, sem velório com o tempo ou condições adequadas como era de costume ou retornar às suas atividades em seguida, o que intensifica o sofrimento. Quando esta dor não é externalizada e tratada, se transforma em outras psicopatologias, gerando transtornos mentais depressivos, ansiosos e de outras naturezas”, completa.

Além do atendimento psicológico, Jean Carlo destaca a importância do apoio jurídico, especialmente às famílias que não possuem condições financeiras de efetivar um inventário, por exemplo. “Muitas vezes este bem pode auxiliar até mesmo nas despesas do funeral, mas fica o entrave porque antes se faz necessário a efetivação deste documento. Além disso, há um valor que deve ser pago para a emissão do mesmo, dificultando às famílias de baixa-renda”, completa.

A indicação foi aprovada por unanimidade e segue para apreciação do prefeito e sua equipe.