O exemplo do ex-prefeito Raul de Matos Costa e outras notas

Depois de oito anos como prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto (PT) volta a lecionar na escola Dom Daniel Hostin. Veja também as primeiras movimentações dos novos vereadores de Caçador e o novo colunista deste Jornal Informe

0
190
Ex-prefeito Raul Ribas

O exemplo do ex-prefeito Raul

Depois de 8 anos licenciado, para exercer a missão de ser prefeito de Matos Costa, na quarta-feira (3), o professor Raul Ribas Neto, filiado a vida inteira ao PT, retornou à função de professor na Escola de Ensino Básico Dom Daniel Hostin.

A motivação é a mesma de 25 anos atrás, quando iniciei meu trabalho na unidade educacional. Exercer um cargo independente do qual, se for feito tudo com amor, o resultado é muito melhor”, comentou Raul.

Sem dúvidas o ex-prefeito é um exemplo. Não deixou o poder lhe subir a cabeça. Conheço ele desde quando escrevia em A Notícia, de Joinville e ia à Matos Costa fazer matérias sobre a escola em que Raul lecionava.

Passou 8 anos como prefeito da mesma forma, humilde, humano e simples. Agora, cumprida a missão, retoma sua vida. É sem dúvidas um exemplo para muitos, que se apegam ao poder de tal forma que esquecem que o cargo público é transitório. A vida, segue!

Novo colunista

Passa a integrar o quadro de colunistas deste Jornal Informe, a partir desta edição, o comunicador Toni Corrêa. Com larga experiência na área da comunicação e na política de toda a região, com certeza vem acrescentar muito com seu conhecimento e trânsito nas esferas do poder. Trará todo sábado uma coluna quentinha com os movimentos da política local.

Câmara retoma trabalhos

A Câmara de Caçador realizou segunda-feira (1º), a Sessão Inaugural para dar início ao Período Legislativo de 2021. A reunião foi prestigiada pelo vice-prefeito Alencar Mendes e pelo prefeito Saulo Sperotto, que expôs o planejamento de ações para este ano.

O presidente Moacir D’Agostini (DEM) reiterou o compromisso da Câmara em ser parceira do Executivo nas ações que beneficiem a comunidade. Enalteceu a importância da harmonia entre os poderes e desejou boa sorte ao Prefeito Saulo e sua equipe para o mandato recém-iniciado.

D’Agostini agradeceu o empenho de todos os Vereadores diante da convocação para as sessões extraordinária no mês de janeiro.

Todos, prontamente, interromperam o recesso e se colocaram à disposição para estudar, debater e analisar todos os projetos de leis em pauta, para que estivessem aptos a serem colocados à votação. Isso demonstra o compromisso e a responsabilidade de cada um dos senhores com este Poder, mas, acima de tudo, com a população caçadorense”, finalizou.

Sessão inaugural presidida pelo vereador Moacir e com a presença do prefeito Saulo

Ponte do interior

A situação precária de uma ponte localizada na divisa entre a comunidade da Caixa D’água e o município de Rio das Antas foi abordada nesta semana na Câmara, pelo vereador Fabiano Dobner (PL). Ele solicitou ao Executivo reparos urgentes no local, já que a ponte apresenta sérios problemas estruturais, gerando riscos aos moradores e demais usuários.

Estive no local e pude constatar a precariedade. Há pontos em que a ponte baixou em torno de 20 centímetros. Os moradores relataram que a prefeitura chegou a iniciar os trabalhos ano passado, mas interrompeu os serviços e não retornou”, destacou.

Vereador Fabiano Dobner (PL)

Bom Sucesso

O vereador Johny Marcos Tibes de Souza (MDB) solicitou ao Executivo durante sessão ordinária desta semana, a canalização das águas pluviais oriundas da Rua Ianomâni e que desembocam na Rua Pedro Mello, no bairro Bom Sucesso.

Segundo ele, os moradores da referida via têm sofrido com as chuvas dos últimos dias e precisam de uma atenção urgente da Administração Municipal.

A Rua Pedro Mello é uma travessa sem pavimentação, e aos fundos dela, na parte alta, localiza-se a rua Ianomâni (na Cohab II). Acontece que esta via recebeu pavimentação sem que fossem construídos a tubulação e o meio-fio. Com isso, toda a água acumulada nos dias de chuva acaba atingindo as cerca de 15 casas localizadas abaixo, na Pedro Mello”. explica o Vereador.

Vereador Johny Marcos Tibes de Souza (MDB)

Câmeras de monitoramento

O vereador Leandro Sawchuk (DEM) questionou na sessão ordinária de terça-feira (2) a qualidade das imagens das câmeras de monitoramento instaladas em algumas vias de Caçador. Ele lembrou que há quase dois meses o monumento à bíblia instalado na Praça Nossa Senhora Aparecida foi furtado, e até o momento os meliantes não foram localizados.

“Tive acesso às imagens e não dá para identificar o rosto dos responsáveis. É necessário que as câmeras sejam de alta resolução para que possa realmente auxiliar a polícia, especialmente em via movimentadas como é o caso da Avenida Barão do Rio Branco, com o comércio intenso e a concentração das agências bancárias”, destacou o parlamentar.

Vacina para coletores de lixo

Ainda na sessão desta terça-feira, o vereador Leandro Sawchuk (DEM) apresentou indicação solicitando, após pedido dos profissionais desta área, que o Executivo inclua os coletores de lixo no grupo prioritário para a vacina contra a Covid-19.

Segundo o parlamentar, estes profissionais também estão expostos devido ao contato com materiais diversos no dia a dia. “Sabemos que a vacinação será gradativa e que num primeiro momento não há doses para todos, mas pedimos que o Executivo olhe com carinho o nosso pedido e estude a possibilidade de inserir os coletores nas próximas doses que chegarem a Caçador”, finaliza.

Vereador Leandro Sawchuk (DEM)