Centro de Triagem no Berger atende 42 duas pessoas em primeiro dia de funcionamento

Funcionam no local, quatro consultórios pela manhã e três de tarde.

0
31

O Centro de Triagem instalado pela Prefeitura de Caçador na Escola Henrique Júlio Berger está atendendo pacientes que apresentam sintomas de problemas respiratórios desde esta quinta-feira, 19. Neste primeiro dia, 42 pessoas foram atendidas.

“O Centro de Triagem auxiliou para que os pacientes com sintomas de doenças respiratórias pudessem ser atendidos de forma mais tranquila, confortável. Além disso, liberou a UPA para que possa dar continuidade ao atendimento normal da população”, destaca o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.

Funcionam no local, quatro consultórios pela manhã e três de tarde. Estão atuando no local sete médicos e nove enfermeiros, mais oito auxiliares ou técnicos de enfermagem, juntamente a quatro agentes comunitários de Saúde que atuam como recepcionistas.

Os diversos profissionais estão de prontidão para ampliar o número de atendimentos e desafogar os atendimentos da Upa. 60% dos pacientes atendidos apresentavam febre maior do que 38°C, tosse seca, dor de garganta e dor muscular.

ATENÇÃO: Os alertas para que as pessoas evitem sair de casa estão mantidos. O comércio está fechado. Supermercados, padarias, mercados, mercearias e farmácias estão liberados para trabalhar em qualquer horário do dia pelos próximos 7 dias.

Caso apareçam sintomas como tosse seca, febre e dor de garganta, as pessoas podem acionar o “Alô, Coronavírus Caçador, através dos telefones 9090 3561-0910 / 9090 3561-0924 / 99113-5384 ou 99118-4983, onde receberão as orientações necessárias e poderão receber o primeiro atendimento em sua residência, evitando que se desloque de casa.
Há pessoas andando com máscara pelas ruas de Caçador. A Vigilância Epidemiológica continua informando e educando que o uso indevido das máscaras poderá causar grandes problemas de contaminação pessoal. Sendo assim, deve se priorizar o isolamento social e higienização das mãos.

A Saúde está divulgando diariamente boletins informativos para a comunidade, que estarão disponíveis no portal da Prefeitura (www.cacador.sc.gov.br) e na imprensa, em geral.

Postos de Saúde

Nos postos de saúde, estão sendo efetivados atendimentos diferenciados para casos específicos, visando evitar aglomerações e agilizar o atendimento.
Confira quais são os atendimentos em cada unidade de saúde: MUNICÍPIOS: Atendimento pediátrico
MATERNO: Gestantes
NOSSA SENHORA SALETE: Idosos
CEO: Atendimento emergenciais odontológicas
CAIC: Normal
TAQUARA VERDE: Normal
CENTRO DE TRIAGEM ESCOLA HENRIQUE JÚLIO BERGER: Todos os sintomáticos respiratórios
As unidades que não estão na lista estarão fechadas, visando a concentração de esforços na prevenção do Coronavírus.