Saulo prioriza educação com mais de 1 mil vagas abertas e outras notas

Leia também nesta edição sobre a expectativa da recupera da rodovia SC-135 (trechos em piores situações), Matos Costa a Porto União; organização pré-eleitoral do Democratas em Caçador e a agenda do prefeito Douglas em Brasília

0
132

O sucesso da Educação e da secretária

O ano letivo das escolas municipais em Caçador iniciou com uma verdadeira avalanche de entregas de obras de recuperação e ampliações nas unidades escolares. O prefeito Saulo Sperotto (PSDB) está comandando uma verdadeira revolução abrindo novas vagas para estudantes na rede e assim investindo no maior bem de uma sociedade que é a educação.

Desde 2017, com abertura de novas salas e creches, já foram criadas mais de 1 mil vagas para novos alunos, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Nesta sexta (21) estive acompanhando a inauguração de novas salas na escola Pierina Santin Perret, no Municípios. São salas modulares.

Confesso que já tive minhas dúvidas quanto ao emprego desta tecnologia. Mas, conferi a estrutura, com ar condicionado e banheiros privativos em cada sala. É inegável que são de boa qualidade e muito interessantes se levando em consideração tempo de construção e custo em relação a uma construção convencional em concreto. Mais que isso, ajudam a entregar a educação hoje e não amanhã, quando a criança já passou para outra fase educacional.

Boa parte do sucesso da Educação em Caçador deve-se à secretária, Josete Estrowispy. Uma profunda conhecedora da pasta. Acompanhou e participou de erros e acertos da pasta durante muitos governos. Tem larga experiência do que dá certo e do que não dá. Agora, que ascendeu à Secretária está mostrando que está mais que preparada. Está otimizando recursos e estruturas, e resolvendo com simplicidade problemas antigos.

Tamanho destaque fez com que vissem nela uma potencial candidata a vereadora. Ideia totalmente descartada. Prefere ficar onde está, pois ama a educação. Ainda bem. Com certeza a educação de Caçador perderia.

Recuperação da SC-135

O prefeito de Matos Costa, Raul Ribas (PT) recebeu nesta quarta-feira (19) a visita do Engenheiro Elói Ruthes, da Empresa Qualidade Construções e Pavimentações, de Palhoça. A empresa foi a vencedora da Licitação, para realizar melhorias na SC-135 (trechos em piores situações), Matos Costa a Porto União. O contrato está homologado, segundo o engenheiro e a empresa está fazendo a mobilização de equipamentos e montagem de canteiro, para iniciar os trabalhos.

Em Brasília

Nesta semana o prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello (PDT e o vice, Celso Maciel (MDB) cumpriram agenda em Brasília. Na Capital Federal, eles estiveram nos gabinetes de todos os parlamentares catarinenses em busca de recursos para o município e participaram de audiências em Ministérios e outros órgãos públicos.

Para Douglas, a viagem foi bastante positiva. “Nós temos uma ótima expectativa, já que fomos bem recebidos em todos os gabinetes. Estimamos receber cerca de 5 milhões de reais. Vários parlamentares se comprometeram a ajudar Lebon Régis, com emendas para a educação, saúde, infraestrutura, lazer, esporte, segurança pública e para fortalecer a produção agropecuária, que é o principal setor de nossa economia. Estes recursos serão essenciais para que Lebon Régis continue se desenvolvendo”, avaliou o chefe do Executivo.

Estacionamento rotativo 

Após indagação do vereador Neri Vezaro (MDB) na semana passada sobre a falta de informações quanto à implantação do estacionamento rotativo no Município, a vereadora Cleony Figur (PSD) esclareceu na sessão ordinária de segunda-feira (17) o motivo da demora para o início da prestação deste serviço.

Segundo ela, o edital para a contratação de empresa acabou suspenso pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), que entendeu que o Município não teria cumprido o prazo legal de 45 dias para efetivar a abertura dos envelopes dos interessados. Com isso, o jurídico da Prefeitura está trabalhando para reverter a situação, evitando assim que um novo processo licitatório precise ser feito e aumentando ainda mais o impasse envolvendo o estacionamento rotativo.

Cleony explica que os envelopes chegaram a ser abertos e houve empresa vencedora do certame, mas com a decisão do Tribunal o processo está suspenso até que a situação seja resolvida.

Organizado

Chama a atenção no meio político a estratégia do Democratas em se organizar com vistas a eleição deste ano. A nominata de vereadores está praticamente fechada, com novas lideranças com potencial para surpreender. Encabeça o trabalho o vereador Moacir D’Agostini e o vice, Alencar Mendes.

 Carlão

Homenagem mais do que justa. A Sede do Poder Legislativo passa a se chamar Edifício Vereador Carlos Evandro Luz. O ex-vereador e ex-delegado, deixou um legado de dedicação à vida pública. Mais que isso, em si carregava a bagagem necessária para desempenho da função. Um vasto conhecimento sobre a legislação e o dever público. Carlão faz falta, especialmente num momento em que a política está tão rasa e os debates tão inservíveis aos interesses públicos. Carlão deve ser uma baliza para quem é político e quer, ao menos, deixar uma marca do que a função lhe exige: conhecimento, postura, ética e coragem.

Tucanos

O PSDB de Caçador sedia na próxima sexta-feira (28) uma reunião microrregional visando organizar as lideranças em função das eleições municipais. O encontro será na Câmara Municipal de Caçador, a partir das 19 h. Lideranças estaduais estarão presentes.