A responsabilidade pelo saneamento básico não é só da prefeitura, mas do morador também

Viralizou nas redes sociais um vídeo de um senhor falando mal de Caçador e do Poder Público Municipal por causa de uma fossa entupida na rua Senador Salgado Filho, mas a verdade é que o povo também tem culpa no cartório, quando não liga seu esgoto na rede

0
38

Fossa, na Salgado Filho

O estabelecimento comercial, responsável por uma fossa que está vazando, na avenida Salgado Filho, foi notificado pela Prefeitura e já encaminhou as providências, contrariando as informações equivocadas, publicadas em um vídeo, que tomou as redes sociais neste final de semana.

Fossa, na Salgado Filho (2)

Recentemente, a Secretaria de Infraestrutura realizou uma obra para desobstrução e ampliação da tubulação pluvial. Entretanto, a fossa e os filtros, que estão na calçada, são particulares e responsabilidade do proprietário.

Logo depois da notificação, o responsável já encaminhou o projeto para a Vigilância Sanitária, para que a obra para resolver o problema seja realizada.

Esgoto será realizado em toda a cidade

A partir da entrada da BRK em Caçador, o esgoto sanitário é responsabilidade da empresa. Inclusive, grandes investimentos serão realizados nos próximos anos, atingindo mais de 70% da cidade em 7 anos.

Faltou olhar para o próprio rabo?

Fácil é vir para as redes sociais, desfazendo da cidade que lhe dá o sustento e culpando a Prefeitura. Agora, difícil é olhar para o próprio rabo e analisar que o problema pode ter a ver com ele mesmo?

Essa introdução refere-se aquele senhor, que há anos está aí, como comerciante em Caçador, ganhando a sua vida, e que veio dar uma de estrela neste final de semana, falando que aqui é a cidade do esgoto.

Engraçado que a Prefeitura já havia feito a sua parte, em uma obra de tubulação, mas o restante era serviço particular, na fossa e no filtro. Mais engraçado ainda é ver que até a calçada na frente da farmácia deste senhor foi quebrada pelos pedreiros, para resolver o problema da fossa.

Fica fácil disparar para todos os lados, xingar a cidade e culpar Prefeitura ou seja lá quem. E se ele também tinha responsabilidade, como fica o discurso de falso moralismo?

Sem lei

Antigamente, se fazia as fossas em prédios do Centro nas calçadas ou em qualquer lugar, sem preocupação alguma. Se estourassem, como acontece e muito em Caçador, “deixe que vaze”, pensavam e ainda pensam muitos proprietários.

Daí sobra pra Prefeitura? Não estou aqui nem querendo bancar o defensor desta ou daquela administração, mas o cidadão, proprietário de imóvel, também deve ter a sua responsabilidade.

Problemas crônicos e antigos em tubulações

A Prefeitura de Caçador está resolvendo problemas crônicos, em tubulações antigas, por toda a cidade. As obras vêm acontecendo há muito tempo, mas pouco divulgadas por constarem já no cronograma da Secretaria de Infraestrutura e serem corriqueiras.

Em mais uma destas, as melhorias estão acontecendo na rua Nereu Ramos, ao lado da Panificadora Guarani. “Quero apenas lembrar que, na Salgado Filho, onde um comerciante gravou um vídeo, nós já tínhamos realizado a obra que nos cabia, bem antes dele ter divulgado aquela gravação. E já viemos fazendo este tipo de serviço há muito tempo e em vários locais da cidade”, completou o secretário de Infraestrutura, Amarildo Tessaro.

Tessaro ainda lembrou que, a cada chamado, a Secretaria vem atendendo de imediato, quando é de sua responsabilidade. “Estamos trabalhando em toda a cidade e não apenas no local A ou B. Nossas obras são para toda a população”, finalizou.