Entrevista com Selmir Bodanese, pré-candidato a prefeito em Rio das Antas

Pré-candidato a prefeito de Rio das Antas, pelo MDB, Selmir Paulo Bodanese, 37 anos tem uma história feita na área da saúde na gestão de seu irmão Alcir Bodanese, onde “se fazia o bem sem olhar a quem”

0
128
Selmir Paulo Bodanese, 37 anos

Faltando poucos meses para as eleições, este INFORME inicia uma série de entrevista com possíveis candidatos em 2020. O primeiro entrevistado é o pré-candidato a prefeito de Rio das Antas, pelo MDB Selmir Paulo Bodanese, 37 anos. Ele é casado com Zélia Santos, tem duas filhas (Amanda e Mirella), é graduando em Administração, graduado em gestão em saúde pública, técnico de enfermagem, técnico enfermagem do trabalho. Rioantense, registrado em Videira, como costuma dizer, Selmir tem uma história feita na área da saúde na gestão de seu irmão Alcir Bodanese, onde “se fazia o bem sem olhar a quem” e está filiado ao MDB desde os 16 anos.

Selmir topou o desafio de responder a 15 perguntas sobre sua vida, planos e projetos para o futuro. Veja abaixo:

INFORME – Qual a sua relação com a população de Rio das Antas?

SELMIR – Nasci aqui e estive desde minha infância até hoje nesta cidade. Não posso dizer que conheço todo mundo, porque as pessoas mudam em busca de novos sonhos, melhores condições de vida, saem para estudar, mas conheço 90% da nossa população. Sou uma pessoa simples, converso com todos em todos os lugares.

INFORME – Você é pré-candidato a prefeito de Rio das Antas?

SELMIR – Sim, sou um dos pré-candidatos. É um sonho que foi ganhando força no trabalho do meu irmão Alcir, que fez duas boas gestões. Tem outro companheiro do próprio MDB, o ex-prefeito João Carlos Munaretto, que também pleiteia a vaga. Eu trabalho para ser o candidato e tê-lo ao meu lado, como um dos meus principais apoiadores, para caminharmos juntos ao lado do povo.

INFORME – Adversários comentam que tem uma briga interna no MDB. Isto é verdade?

SELMIR – Não, não tem briga. Tem disputa, porque somos dois pré-candidatos e ambos buscamos espaço para a candidatura a prefeito. Eu, pessoalmente, quero ser candidato e quero o “seu” João comigo. Eu posso ajudar o partido, a coligação, de outra forma, se o grupo entender que não devo ser o candidato, porém a família do MDB está muito unida rumo ao pleito de 2020.

INFORME – E a coligação, sendo você candidato, com quem será?

SELMIR – Primeiro, minha coligação será com o povo rioantense. Claro que a legislação diz que pode ter coligação com partidos políticos e nós vamos buscar, pessoas, lideranças e partidos que tenham os mesmos ideais que nós temos, que é colocar o cidadão em primeiro lugar.

INFORME – Quais são estes ideais?

SELMIR – Meu ideal é devolver o poder ao povo. Fazer uma gestão humanitária, oferecendo serviços de qualidade para nossa gente, onde o povo sinta dignidade, justiça, igualdade e oportunidades no serviço público. Fazendo assim valer o real sentido da existência do Serviço Público, que nada mais é que servir o povo.

INFORME – Quais são as principais bandeiras de uma futura gestão de Selmir Bodanese?

SELMIR – Tudo tem que voltar a andar muito bem, mas na questão da saúde não tem que ser boa, tem que ser ótima e estar em primeiro lugar zerando a fila de exames, farmácia 24 horas atendimento médico por demanda livre sem marcação de consultas e cirurgias gratuitas, que ninguém precise vender um bem de valor quando surge uma necessidade mais  grave para ser atendido com dignidade; além da humanização em todos os setores da saúde. O sistema de saúde no Brasil necessita de gestores com vontade e que se coloquem no lugar da pessoa que sofre com a doença.

E, também, vamos atacar fortemente a geração de empregos, unindo esforços junto à lideranças que possam nos ajudar, tanto na área política, como, evidentemente, na área privada. Temos que ajudar a fortalecer as empresas de Rio das Antas, e buscar novas empresas para se instalar aqui em nossa cidade, visando gerar novos empregos para suprir a demanda dos adultos e também para atender a juventude, que está em busca de oportunidade para trabalhar, progredir, desenvolver e ter mais qualidade de vida. Vamos buscar empresas, qualificar as pessoas e gerar mais emprego e renda para os rioantenses. Mantendo ainda a Agricultura, como braço de forte de nosso município, colocando as secretaria de Agricultura e Obras trabalhando no máximo de sua capacidade em prol do agricultor.

INFORME – Voltando a falar do pleito eleitoral como você pensa a escolha do candidato a vice?

SELMIR – Bem, a questão do vice é sempre um dilema. Alguns partidos não têm nomes, mas nós, somente dentro do MDB temos quase uma dezena de lideranças que ocupariam muito bem esta posição e tem ainda os demais partidos que estarão conosco numa futura coligação. Eu entendo que o vice deverá sair de indicações da nossa população. Vamos ouvir o clamor do povo para indicação do vice. Mas certamente que temos que ouvir a executiva e o diretório do partido, assim como as lideranças dos demais partidos da coligação. A prioridade é ouvir o povo, como diz aquele ditado: a voz do povo é a voz de Deus.

INFORME – E as chapas de candidatos a vereador, como estão?

SELMIR – Em se tratando dos candidatos a vereador, haverá uma mescla entre nomes com experiência e novos nomes, mas todas as pessoas, homens e mulheres com todas as condições de bem representar a nossa população. Pessoas, como nós… como eu, comprometidos com a população. Como disse, nossa coligação é com a população.

INFORME – Qual é o grande plano de ação de seu futuro governo?

SELMIR – Fazer com que as secretarias sejam as principais facilitadoras da vida da população. Tem que atender e resolver e não enrolar. Buscar novas empresas, ampliar investimentos no setor de agronegócio, buscar investimento no segmento da indústria e comércio.

INFORME – É comum a vida de candidatos ser revirada pela oposição. Como é que você encara a possibilidade de exploração do episódio daquela ação do Gaeco?

SELMIR – Muito simples a resposta a esta boa questão. Eu não cometi nenhum ato ilícito. Tudo o que eu fiz foi para atender pessoas humildes e quase sempre desesperadas em busca de uma solução para a saúde de um ente familiar. A investigação aponta isto. Agi dentro da lei e em benefício de pessoas carentes. Me curvo às decisões judiciais, mas por ora não existe processo. Havendo processo vou provar minha inocência. As pessoas me conhecem e sabem que agi para ajudar as pessoas e não para me beneficiar do que quer que seja.

INFORME – O que o senhor pensa sobre a educação em Rio das Antas?

SELMIR – Primeiramente Educação é a única maneira de transformar a vida das pessoas. Trazer dignidade e possibilidade de construção de um futuro. Educação se faz com, estrutura humana pedagógica reconhecida e valorizada, com excelente estrutura física, com alimentação de qualidade, com uniformização, mochilas e calçados de qualidade para todos os alunos, investimento em tecnologia, investimento em material didático, investimento em educação empreendedora, investimento em educação profissionalizante, educação integral desde a educação infantil até o 9º ano. Fortalecer parcerias público privada, parceria com o Governo do Estado para bem atender o nosso aluno do ensino médio apresentando inovação; Irei apoiar fortemente o sonho de ajudar todo aluno ter uma graduação de ensino superior.

INFORME – E para o distrito de Ipoméia e Gramados, o que pretende fazer?

SELMIR – O Distrito de Ipomeia necessita de um olhar de igualdade. Por isso precisamos incluir ações de saúde, educação, cultura, agricultura, esporte, segurança e empreendedorismo. Vamos implantar a Saúde 12 horas ininterruptas, das 8 da manhã às 8 da noite, sem intervalo para o almoço, com farmácia aberta e a volta da sala de vacinas e dentistas para a população. A chamada Unidade Estendida, para fazer com que a saúde esteja mais perto da população daquele Distrito e da região. Além de mais um Posto Policial para Ipoméia, a base da Guarda Municipal que será criada funcionará lá. E eu, como prefeito e com os secretários, vamos atender lá, uma vez por semana, utilizando estrutura que será readequada, com isso ouviremos a população daquela região e não mediremos esforços para suprir as necessidades lá existentes, tendo como meta inicial, como desde hoje já estamos dando suporte, para levar água de qualidade à toda população e fazer com que funcione telefonia celular neste distrito. Para a Comunidade de Gramados, quero incentivar a academia ao ar livre, um posto de saúde e casa mortuária, que em minha visão é de extrema necessidade. E valorizando cada comunidade que são imprescindíveis para nossa economia, pretendo sentar com todos os presidentes de cada comunidade ajudando a legalizar e disponibilizar uma pessoa capacitada para ajuda-los a fazer projetos para que cada vez mais as comunidades fiquem mais fortes e independentes.

INFORME – E com relação às obras de infraestrutura e Agricultura, o que fazer?

SELMIR – Queremos asfaltar mais de 30 ruas da cidade. Asfalto é qualidade de vida, porque junto com ele vem o saneamento básico, as galerias de escoamento de águas de chuvas; asfalto é mais dignidade para a população. E no Distrito de Ipoméia tenho o sonho de construir o Centro de Eventos, que a população quer e é preciso oferecermos para que tenha um local adequado para a realização dos eventos de Rio das Antas e da comunidade, em vários setores como turismo, cultura, educação, esportes, feiras e outras atividades. Quero incentivar a patrulha agrícola para associações, e também voltar com o “porteira adentro” onde a prefeitura será muito eficiente e eficaz dentro da propriedade do agricultor trabalhando apenas pelo óleo diesel.

INFORME – Qual seria sua primeira ação como prefeito?

SELMIR – Devolver a dignidade ao servidor público, à população rioantense atendendo de maneira humanitária as pessoas em todos os setores da administração. Sabemos fazer e sabemos que o povo rioantense precisa o melhor dos seus governantes. O melhor atendimento, a melhor solução para um momento de dor. O serviço público serve para servir a todos e não a uma pequena parcela escolhida por alguns administradores. Quero reunir o secretariado e determinar que não aceito que o cidadão seja dispensado sem ser atendido. Nos casos em que uma solução não possa ser imediata, quero tomar conhecimento do assunto e ajudar a resolver com a maior brevidade possível. E também vou tomar providências sobre uma porta nos fundos da prefeitura. Se ela servir somente para o prefeito fugir da população, vou mandar trancar no primeiro dia do meu governo.

INFORME – A última pergunta é um espaço para as suas considerações finais.

SELMIR – Eu preciso dizer que não houve espaço para expor tudo o que penso e desejo imensamente realizar, mas quero retomar o caminho do desenvolvimento e oferecer mais qualidade de vida para a população. Nosso projeto é junto com o povo, para fazer o melhor pela população. As lideranças que estiverem de acordo com esta linha de pensamento serão procuradas e serão convidadas a se engajar neste projeto, que na verdade é mais do que um projeto, é uma missão. A missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quero fazer com que todas as secretarias, de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras, Agricultura, Esportes, Indústria e Comércio, Planejamento e Administração trabalhem a todo vapor em prol do cidadão rioantense. Eu já mostrei na Saúde que dá para fazer, e se tiver oportunidade irei fazer muito mais pelo povo rioantense. Como desportista que fui, tenho a meta de incentivar maciçamente o esporte desde as categorias de bases até o esporte profissional. Na habitação sei bem o sonho de cada cidadão de ter sua casa própria, tenho a meta de criar um programa que facilite a realização do sonho de todos em ter sua casa própria, colocando uma meta de 120 casas. E para finalizar quero dizer a toda população rioantense, se me derem a oportunidade de ser o representante de vocês, não vou decepcionar nenhum munícipe. Agradeço a oportunidade de expor minhas idéias, e deixo um abraço apertado a toda população rioantense.