MDB de Caçador dividido; Balestrin será Cidadão Honorário a política de relacionamento da BRK e outras

Enquanto o MDB escolheu seus Diretórios e Executivas no final de semana na região e Estado, em Caçador continua, ao menos até amanhã, o impasse; Caçador cria quase 100 novas vagas de empregos em setembro e outras notas

0
52

Balestrin, Cidadão Honorário

O presidente da Uniarp, advogado, Neoberto Geraldo Balestrin, será homenageado nesta sexta-feira (25) com o título de Cidadão Honorário de Caçador. A entrega da honraria aconteceu em solenidade às 20 horas, no Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal. Uma justa homenagem para quem sempre se dedicou para as causas da cidade. Balestrin, para os mais observadores, sempre foi atuante mais nos bastidores, com exceção dos últimos dois anos quando assumiu a presidente da Uniarp. Com sua habilidade de construção com as palavras e ideias sempre foi uma importante engrenagem nessa engenharia que faz Caçador continuar desenvolvendo. Quem indicou a entrega do título foi a vereadora Cloeny Figur (PSD). Balestrin é natural de Água Doce.

Política de relacionamento

Caçador tem a ganhar em muito com a atuação da BRK Ambiental no município. E aqui nem vou me ater a detalhes técnicos, investimentos ou visão de empresa, em se comparando com a Casan. Vou só citar um ponto que, aparentemente, a empresa tem de sobra pontos a contar em relação a antiga concessionária. Falo de integração com a comunidade, interação.

O Nave BRK, ônibus estruturado para repassar educação ambiental, que está nesta semana no Parque Central, compartilhando valiosas informações sobre a relação do ser humano com o meio ambiente é um pequeno exemplo do que estou falando.

Informações, ainda extraoficiais de dentro da empresa, mostram que inúmeras outras ações serão realizadas aproximando os caçadorenses da empresa. Faz bem! Com isso trabalha o além da imagem da empresa, que são valores de relacionamento.

Todos sabem que o consumidor sempre terá ao menos um detalhezinho para reclamar em relação ao fornecimento de água e saneamento básico. Mas, quando a empresa concessionária ao menos se preocupa em estar ao lado da comunidade, até esse momento chato do reclamar é diferente.

Impasse no MDB de Caçador

Que fiasco o MDB de Caçador. Enquanto na grande maioria dos municípios catarinenses o partido elegeu seu novo Diretório e Executiva, em Caçador não se chegou a um consenso no encontro de sábado (19). Esse cenário só contribui para expor o retrato que o MDB se tornou na cidade: dividido e sem rumo. Desde que a sigla virou um joguete de queda de braço entre os dois ex-prefeitos, Imar Rocha e Beto Comazzetto, perdeu seus principais valores, que são o debate democrático de ideias e o ativismo da militância. Recentemente, Comazzetto, após levar uma rasteira na eleição passada de várias lideranças da sigla em sua não reeleição, resolveu jogar a toalha e deixou o partido. Mesmo assim, ao que parece, continua o dilema. Enquanto o MDB de Caçador teimar e exacerbar velhas ideias e não buscar rejuvenescer suas lideranças e comando, não vai conseguir virar a página.

Impasse no MDB de Caçador (2)

No sábado passado o MDB de Caçador elegeu apenas o seu novo Diretório. Quando a Executiva, a decisão foi postergada. Pra se ter uma ideia, o atual presidente, advogado, Gilson Kollross, estava em viagem e nem participou do encontro. Um passarinho me contou que os nomes que comporão a nova executiva serão conhecidos apenas após uma reunião que está agendada para a noite desta quinta-feira (24). Estaria se encaminhando para Beto Cruz assumir a presidência do partido. Mas… tudo pode acontecer, ainda, até lá.

Tudo em família

Já em Lebon Régis a nova presidente do MDB será Jane Maciel, esposa do ex-prefeito e atual vice-prefeito Celso Maciel. Abaixo foto da convenção em Lebon Régis. Ficou tudo em família.

Sem renovação

Na convenção de Rio das Antas não foi registrada renovação. A maioria do MDB optou pela reeleição do ex-prefeito Alcir Bodanese para presidir mais dois anos o MDB rioantense

Com os vereadores

Em dois municípios, o MDB optou por entregar o partido para alguém com experiência na Câmara Municipal. Em Timbó Grande foi eleito o vereador José Claudinei Hoffmann Matiol. Em Matos Costa ficou como presidente o ex-vereador, Elson Leonir Marschalk.

Sentimento comunitário

Final de semana o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB) participou da festa das crianças, no bairro Bom Sucesso-Tedesco, em Caçador. Cobalchini é político na sua essência. Não é desses novos políticos apenas das telas virtuais. É do aperto de mão, do olho no olho. Sabe que tem o dever de partilhar a presença do poder público estando sempre ao lado das comunidades.

Sua agenda é coisa de maluco. Não para dia de semana e nem final de semana. Muito dificilmente (só quando não dá mesmo por conflito de agenda) nega um convite para participar de uma festa de comunidade, aniversário, evento religioso, velório, culto, seja o que for. E faz isso, sem esforço, faz porque gosta. Faz com vontade. Traz essa vontade da sua origem humilde e simples.

Tem quem ache que está querendo aparecer. Já quem acompanha política e entende a importância deste contato pessoal sabe que isso é fundamental para a construção democrática do País. É nesses encontros que o eleitor/cidadão tem a condição de conhecer mais o político e cobrar ou criticar o que acha errado. Quando o político é presente, aproxima o poder do povo. Quando o político é ausente, afasta o intocável do julgamento popular.

Caçador cria quase 100 novas vagas de empregos em setembro

Caçador criou 97 vagas de empregos no mês de setembro, em comparação com o mês de agosto. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No acumulado do ano, já são 574 novas vagas criadas. Neste mês, há uma franca recuperação das contratações na agricultura e no comércio, mantendo os dados de Caçador ainda em alta.

“Caçador está crescendo mais do que muitos outros municípios de Santa Catarina, mostrando a pujança dos nossos empreendedores e da economia local. Continuamos trabalhando para apoiar cada vez mais este crescimento, criar novos investimentos aqui e trazer também outros empreendedores. Com isso, vamos ampliar ainda mais a geração de emprego, renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Edson Fezer.

Coluna por Whatsapp

Quer receber esta coluna por Whatsapp toda quarta e sábado? ADICIONE o número (48) 99800-5836 em SEU celular e nos mande um OK, com seu 1º nome!