Acadêmicos participam de oficinas de práticas de atendimento pré-hospitalar

As oficinas foram realizadas em parceira com os Bombeiros Voluntários de Caçador

0
45

A Uniarp, por meio do curso de Medicina, realizou oficinas teórico práticas dentro do I Ciclo de Estudos em Medicina. Foram repassadas orientações e práticas sobre reanimação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas, controle de hemorragias, imobilização de fraturas, biossegurança e manejo de fraturas. As oficinas foram realizadas em parceira com os Bombeiros Voluntários de Caçador.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano avalia que o intercâmbio entre profissionais do pré-hospitalar e intra-hospitalar é de suma importância para o aperfeiçoamento do atendimento à vítima. “Levando em consideração também que o médico poderá tripular viaturas avançadas e realizar o atendimento fora do ambiente hospitalar sendo preciso agir em conformidades de protocolos de pré-hospitalar”, complementa.

De acordo com Caetano, o grupo de instrutores bombeiros observou grande interesse e curiosidade por parte dos acadêmicos nas oficinas. “Foi alinhada teoria e prática com o objetivo de capacitar tecnicamente o acadêmico em realizar os procedimentos explicados em sala, permitindo possuir habilidades para executar estas técnicas em seu dia a dia seja como profissional ou como cidadão”, comenta.

O coordenador adjunto do curso de medicina prof. Ms. Hiago Bellaver ressalta que situações de urgência e emergência requerem intervenção imediata, objetividade e eficiência, de modo a reduzir possíveis sequelas e aumentar a sobrevida das vítimas. Por isso é importante eventos como estes. “O Ciclo tem por objetivo proporcionar uma visão integrada sobre técnicas de Atendimento pré-hospitalar e noções de Suporte Básico de Vida, além de proporcionar uma conversa sobre inteligência emocional”, relata.

A coordenação do Curso de Medicina agradece imensamente o apoio da Reitoria da UNIARP e do Núcleo de Ensino e Instruções do Batalhão do Corpo de Bombeiros Voluntário de Caçador por apoiarem e colaborarem com o evento.