O Chimarrão da harmonia no Rodeio Crioulo; filiações no PSDB; grata surpresa na Câmara e outras

0
45

O chimarrão da harmonia

Registro durante o Rodeio Crioulo na nova cancha de laço no Parque das Araucárias, no final de semana: perfilados, o prefeito Saulo Sperotto (PSDB), o deputado estadual, Valdir Cobalchini (MDB), o secretário municipal de Infraestrutura, Amarildo Tessaro (PSDB) e o presidente da Câmara, Alcedir Ferlin (MDB).

O compartilhamento da cuia de chimarrão só mostra que as rivalidades entre tucanos e emedebistas, em Caçador, são coisa do passado. Política se faz olhando para frente. O trabalho em conjunto entre as duas principais lideranças políticas do município (Saulo e Cobalchini) só faz bem para Caçador. Enquanto um cuida da cidade, o outro busca recursos e briga pelos pleitos do município no Estado.

Agora, se me perguntarem se a conversa entre uma cuia e outra saiu do campo institucional e chegou em 2020, não posso arriscar nada. A política é dinâmica.

Investimentos

A Prefeitura de Caçador está instalando lixeiras, pontos de ônibus e placas de identificação de ruas por toda a cidade.

Os kits fazem parte do programa Revitalizar, que visa dar nova “cara” a espaços públicos locais, bem como auxiliar na melhoria da mobilidade urbana.

Avaliação de mandato

O deputado estadual, Valdir Cobalchini (MDB) reúne lideranças e simpatizantes do seu mandato para uma avaliação. O encontro será realizado às 19 horas do dia 17 de outubro na Câmara Municipal de Caçador.

Negócios com os militares

Curtume Viposa é uma das empresas caçadorenses que estarão expondo na primeira edição da SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, organizada pelas Forças Armadas e Ministério da Defesa nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro na Base Aérea em Florianópolis. Promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), entidade da FIESC, o evento vai apresentar produtos e novas tecnologias da indústria e projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica que estão em andamento.

Grata surpresa

Quem enxerga um pouco do mundo político local vê no vereador do MDB, DJ Márcio JF, uma grata surpresa. Engajado em necessidades da população, especialmente da área da saúde, tem tudo para crescer em votação no ano que vem.

Foi um só ato: sair

Dúvida que paira nas mentes que pensam política em Caçador: qual será o destino partidário do ex-prefeito Beto Comazzetto que assinou recentemente desfiliação do MDB. Alguns acham que será o PP. Bobagem, garante Beto. A este colunista ele garante que o ato foi único: sair do MDB. Não tem nenhum projeto político em mente nem sequer destino político-partidário, ao menos por enquanto.

Tucanaram

Duas carimbadas figuras políticas de Caçador engrossam as fileiras do PSDB a partir de agora. Assinaram ficha Alorindo de Oliveira Santos, que já foi tucano e foi para o PP e agora retornou ao velho ninho e o ex-vereador Adilberto Santos de Oliveira, que estava no PSD. Nomes para a disputa em 2020.

Em Brasília

Prestigiar a nomeação da Sala do Cafezinho no Senado Federal, que passa a se chamar Luiz Henrique da Silveira, em homenagem ao falecido ex-governador de Santa Catarina foi só um ato protocolar do prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski (MDB), na foto ao lado da dona Ivete (esposa de LHS) vereador Baixinho e deputado estadual, Valdir Cobalchini. Desde segunda (23) até a próxima sexta (27) o chefe do Executivo de TG tem um só objetivo: conquistar recursos para o município. Até esta quarta já contou visita em 12 gabinetes de deputados federais catarinenses, mas pretende visitar a todos os 16. Também já passou pelos gabinetes de todos os nossos três senadores.

Em Brasília (2)

No radar do prefeito Ari Galeski a busca de recursos para vários setores, mas, em especial a saúde. Busca emendas dos parlamentares para programas como o de Atenção Básica de Saúde, cuja meta é de captação de R$ 1 milhão e para o Programa de Média e Alta Complexidade. O prefeito avalia que a recepção foi a melhor possível e já adianta a garantia dos recursos necessários para o incremento do custeio da saúde para o ano de 2020. “Vários deputados e senadores nos ajudarão com emendas e já assumiram esse compromisso conosco”, comemora o prefeito. Ainda na área da saúde, ontem (24), o prefeito teve uma audiência no Ministério da Saúde. Lá solicitou valores para a reforma física da Unidade Básica de Saúde Moisés Dias.

Em Brasília (3)

Na Capital Federal o prefeito de Timbó Grande também buscou verba para outras áreas. Teve audiência no Mistério do Turismo para conquistar os subsídios para a implantação de um portal para o município, que tem forte apelo turístico em função da história do Contestado. Já nesta quinta (26) Galeski e sua comitiva serão recebidos na Defesa Civil Nacional. O pleito é de valores para a construção de uma ponte em concreto, com 45 metros, beneficiando a Comunidade de Antinha. Também nesta quinta o prefeito fortalece pedindo no Ministério da Agricultura para a aquisição de uma patrulha agrícola, visando o fortalecimento da agricultura no município.

Em Brasília (4)

Todos esses pleitos são para o Orçamento de 2020. Mas, para este ano ainda tem tempo para notícia boa. O prefeito recebeu a informação dando conta que acontecerá a liberação de emendas parlamentares contemplando o município neste mês de outubro. Esses recursos serão fundamentais para diminuir os valores de custeios.

QUER RECEBER A COLUNA DO ADRIANO

Mande um Olá para o número (48) 99800-5836 e seu contato será inserido para receber a Coluna do Adriano Ribeiro toda quarta e sábado pelo WhatsApp.