Conselho Municipal de Cultura instaura as Câmaras Setoriais

Os membros das Câmaras Setoriais podem sugerir ações e auxiliar na construção e melhoria dos setores que envolvem a cultura do município.

0
16

O Conselho Municipal de Cultura de Caçador (CMCC) está instaurando as Câmaras Setoriais com a participação de pessoas que atuam nos diversos setores da cultura. Os membros das Câmaras Setoriais podem sugerir ações e auxiliar na construção e melhoria dos setores que envolvem a cultura do município.

A aproximação com a comunidade fortalece ainda mais a cultura por meio das reuniões setoriais que iniciaram no dia 23 de agosto até o dia 29 de agosto na Casa da Cultura. As Câmara Setoriais são formadas por integrantes das cadeias produtivas e criativas e caracterizam-se como fóruns permanentes do setor, onde nascem as ideias e futuras ações para a cultura de Caçador.

A primeira Câmara Setorial foi aberta para tratar dos assuntos da Economia Criativa, Comunicação, Cinema, Moda e Produção Cultural, contando com a presença de personalidades representativas dos setores que puderam iniciar discussões específicas destas áreas da cultura.

As reuniões continuaram com a Câmara de Artes visuais, design e artes digitais, contando com o entusiasmo dos artistas que relembraram as exposições e movimentos artísticos na cidade. Chegou-se a um breve diagnóstico com a notória existência de artistas deste setor, muitos destes atuando isoladamente.

No sábado, dia 24 de agosto, foi a vez da Câmara Setorial de Música, que teve mais participantes, transparecendo a quantidade de envolvidos com o setor, o que já havia sido sentido no mapeamento cultural realizado pela Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Caçador. O setor de música pôde discutir formas de melhoria desta área no município.

As reuniões continuaram com a formação da Câmara de Patrimônio Cultural, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial e Cultura Histórica, onde foram discutidos assuntos de grande importância para a cultura de Caçador, em especial pela ampla abrangência desta câmara perante todos os setores.

A Câmara Setorial de Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo) fechou o dia de sábado, sendo instaurada com as discussões específicas do setor.

NOVAS REUNIÕES 

Foram marcadas novas reuniões das Câmaras Setoriais (ver cronograma abaixo) de modo a continuar as discussões e ampliar a força da cultura no município. Todas as câmaras optaram por fazerem reuniões mensais, contribuindo para a melhoria dos setores.

Ainda serão instauradas as Câmaras de Cultura Popular e Culturas Urbanas no dia 29 de agosto, às 20 horas, na Casa da Cultura, e a Câmara Setorial de Livro, leitura e literatura com data e local a ser definido.

Para participar das Câmaras Setoriais não é preciso ser integrante do Conselho. As informações sobre as Câmaras Setoriais e sobre o conselho poderão ser obtidas pelo email: cmcultura@cacador.sc.gov.br

PRÓXIMAS REUNIÕES DAS CÂMARAS SETORIAIS

Dia Horário Câmara Setorial Local
Quinta-feira (29/08) 20h00 Cultura popular e culturas urbanas Casa da Cultura
Segunda-feira (09/09) 19h00 Patrimônio cultural, patrimônio material, patrimônio imaterial e cultura histórica Museu do Contestado
Sexta-feira (13/09) 19h00 Economia criativa, comunicação, moda, cinema e produção cultural Casada Cultura
Sexta-feira (13/09) 20h30 Artes visuais, design e artes digitais Casa da Cultura
Sábado (14/09) 10h00 Artes cênicas (teatro, dança e circo) AMIMU
Sábado (14/09) 18h00 Música Casa da Cultura

 

A IMPORTÂNCIA DAS CÂMARAS SETORIAIS

As Câmaras Setoriais foram definidas fundamentadas no mapeamento que vem sendo realizado pela Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Caçador.

O presidente do Conselho, Patrick Cavalheiro diz que alguns setores foram aglutinados visando dar maior eficácia, enquanto outros setores ficaram com Câmaras Setoriais específicas devido a quantidade de grupos, artistas e agentes culturais mapeados no setor do nosso município. “As Câmaras Setoriais poderão ainda formar sub câmaras se sentirem a necessidade”, explica.

As Câmaras Setoriais de Cultura de Caçador são órgãos consultivos, vinculados ao CMCC e tem como atribuição fornecer subsídios e formular recomendações para a definição de diretrizes para o desenvolvimento dos diversos setores culturais, em sintonia com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE CAÇADOR

O Conselho Municipal de Cultura de Caçador é um órgão colegiado, de caráter normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador, objetiva institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, promovendo a participação destes na elaboração, na execução e na fiscalização das Políticas Culturais de Caçador.

O Conselho Municipal de Cultura de Caçador tem por objetivo promover, apoiar, incentivar e valorizar a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram as ações culturais no Município, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às demais fontes de participação existentes.