Oficializado convite de entrega do título de Cidadão Honorário para Egídio Ceccatto

Vereadores legitimaram convite ao empresário na noite de sexta-feira (23), entrega da honraria ainda tem data e horário a definir

0
61
Vereadores oficializaram convite de entrega de honraria ao empresário Egídio Ceccatto

Os vereadores da Câmara Municipal de Caçador oficializaram o convite para entrega do Título de Cidadão Honorário de Caçador para Egídio Ceccatto. Na noite dessa sexta-feira (23), eles foram recebidos pelo empresário e esposa Dilla Cecatto, na residência do filho, ex-vereador Mauro Ceccatto e da nora, Sirley Ceccatto, vereadora dessa legislatura. A cerimônia de homenagem tem data e horário a definir.

“Eu me sinto muito feliz por ser agraciado com esse título, porque sempre tive o pensamento voltado à nossa comunidade, sonhei com dias melhores para Caçador e acompanhei o crescimento de nossa cidade e hoje vejo que esse meu trabalho não passou despercebido. Ele está sendo reconhecido de uma forma em alto relevo porque considero esse título a maioria honraria que o Poder Legislativo, um momento muito especial para a minha vida”, destaca Ceccatto.

“O seu Egídio Ceccatto merece essa honraria pelo empenho ao promover várias ações voltadas ao desenvolvimento da nossa comunidade. Seja no comércio automobilístico, incentivo ao setor industrial, cooperativismo e no voluntariado. Portanto, é uma justa homenagem a entrega do Título de Cidadão Honorário de Caçador”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Caçador, Alcedir Ferlin (MDB).

Também estiveram presentes os vereadores Adriano Pares (PSDB), Itacir Fiorese (PDT), Jair Rodrigues (PSDB), Marcos Creminácio (PDT), Moacir D´Agostini (DEM), Paulo Jarschel (MDB) e Ricardo Barbosa (PSDB). Além de Nilse Nascimento, diretora da Câmara Municipal de Caçador.

Serviços prestados à comunidade

Natural de Erechim/RS, cursou o primário e secundário em sua cidade natal. Em 1945 com a família transferiu residência para a localidade denominada Estação Presidente Penna. Onde junto ao seu pai, exerceu funções de carpinteiro e posteriormente motorista de caminhão no transporte de insumos para a RFSPRS. Cursou contabilidade por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Em 1957 com a redução dos negócios com a Rede Ferroviária, transferiu residência para Caçador, onde administrou um pequeno armazém de secos e molhados.

Em janeiro de 1961 foi contratado pela firma Ivo A. Roveda e Cia, exercendo várias funções, durante 10 anos, onde teve a oportunidade de capacitação através de vários cursos profissionais. Tamanha foi a dedicação na empresa que recebeu o diploma de Honra ao Mérito pela Ford-Willys do Brasil S.A, onde passou a exercer as funções de Gerente Comercial entre outras.

No dia 11 de janeiro de 1971, fundou junto a outros sócios, e passou a se dedicar a empresa Transrodace Transporte Rodoviários Ltda. Também foi sócio administrador da Indústria e Comércio Castelhano, fábrica de pasta mecânica; da empresa Distribuidora Planalto Ltda., em Curitibanos e da Auto Videira Ltda., em Videira. Além de atuar juto ao comércio automobilístico, foi representante da Previdência Rural para os municípios de Caçador, Lebon Régis e Rio das Antas na área de arrecadação, benefícios e assistência médica hospitalar, de junho de 1976 a agosto de 1983.

O empreendedorismo de Ceccatto também foi destacado em outros setores. Sócio fundador e diretor do Posto de Combustíveis – Hotel e Restaurante Esplanada do Contestado – filial da Transrodace, até dezembro de 2010. E sócio fundador e diretor da Transrodace Comércio de Veículos Ltda.. Atuou ainda na concessionária da Volkswagen Caminhões e Pneus Michelin.

Presidiu o Conselho de Desenvolvimento Municipal de Caçador no biênio 2008/2009. Foi membro do Conselho Consultivo do SENAC (2004/2008). Secretariou o Conselho de Administração do SICOOB CAÇADOR (2005/2007), que preside atualmente (2008/2011, 2012/2016, 2017/2021). Membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito Municipal e da Junta Regional; do Conselho Municipal de Trânsito; Conselho de Cultura do Município de Caçador; do Conselho Fiscal do Sicoob-Central exercício 2011 e da Comissão eleitoral SICOOB Central SC/RS.

Foi vice-presidente Regional do Sindicato das Empresas de Transportes do Estado de Santa Catarina, delegado suplente do SETCESC junto a FETRANSEC (2011/2015). Membro do Conselho Fiscal da Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina – FACISC. Coordenador da SICOOB Regional Meio-Oeste (2019/2020).

Dentre as atividades sociais, foi vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Caçador, por dois mandatos consecutivos. Presidente da Associação Empresarial de Caçador, participou ativamente na implantação do programa PROERD e na implantação do CONSEG. Sócio do Rotary Clube de Caçador, desde 1974, onde exerceu todos os cargos de diretoria, e quando foi presidente construiu a sua sede própria do Clube. Em 2004 recebeu menção honrosa como diretor de Serviços Internacionais. Foi proprietário do jornal “Gazeta”.

Ceccatto ainda contribuiu com a sociedade caçadorense nas mais diversas áreas, através de sua atuação junto aos Conselhos da ACEIAS (antiga COMAN), Conselho Curador da UNC – Reitoria, Conselho Diretor da UNC – Campus Caçador, Conselho Consultivo do SENAI, Conselho de Administração do BAPEM, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho da Agência de Desenvolvimento Regional, Conselho de Administração da FETEC e do Conselho de Analises do Balanço Social das Empresas.

O empresário foi condecorado com os títulos: Paul Harris. Fundação Rotária do Rotary Internacional, Medalhas – Mérito do Transporte Catarinense e Dos 170 anos da Polícia Militar de SC, e a Medalha “JK” Mérito do Transporte no grau Oficial Honra do Mérito do Transporte Brasileiro. Diplomas: Amigo da Polícia Militar 15º BPM – Caçador/SC, Amigo do Tiro de Guerra – Caçador/SC e ACIC – título “O Caçador”. Além de ser homenageado pelo Poder Legislativo Catarinense por sua contribuição à História da ACIC – Associação Empresarial de Caçador.