Mestrandos da Uniarp fazem imersão técnica na cadeia produtiva da uva e vinho

No dia 17 de agosto eles fizeram uma imersão técnica nas cadeias produtivas regionais, na linha de pesquisa desenvolvimento organizacional e sustentabilidade

0
22

Mestrandos em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP participaram dia 17 de agosto de uma imersão técnica nas cadeias produtivas regionais, na linha de pesquisa desenvolvimento organizacional e sustentabilidade. Eles conheceram a produção de uvas e vinhos, também chamada de cadeia da vitivinicultura na disciplina Desenvolvimento Rural e Sociedade. Foram visitadas vinícolas em Tangará e em Pinheiro Preto. Estudantes e professores interagiram com gestores da Vinícola Panceri e Vinícola da Serra e puderam aperfeiçoar conhecimentos sobre a gestão de agroempresas, e a associação do setor de uva e vinhos com o desenvolvimento regional.

Na Vinícola Panceri, além de conhecer os processos de produção de uvas e vinhos, os mestrandos foram recebidos pelo sócio proprietário Celso Panceri, que abordou o posicionamento das vinícolas perante o desenvolvimento e a sustentabilidade regional.

O grupo também conheceu o Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina, e pode compreender a importância da produção de uvas e de vinhos para a economia da região.

Outra empresa visitada foi a Vinícola da Serra, onde o grupo foi recebido pelas proprietárias Suzana e Fernanda, que abordaram toda a história regional, as dificuldades das famílias imigrantes no começo do século e o empreendedorismo que permitiu uma pequena produção familiar de uvas e vinhos, tornar se um modelo de negócio empreendedor de sucesso.

O grupo também visitou o Parque Milander, onde puderam aprofundar os conhecimentos sobre a produção de vinhos e o dia a dia das famílias agricultoras da região.

O professor Dr. César Augustus Winck comenta que a viagem permitiu aprimorar os conhecimentos e vivenciar na prática, alguns dos diversos desafios da produção agrícola e agroindustrial na região. “Os estudantes também puderam aplicar os conceitos apresentados em sala de aula e interagiram com gestores e responsáveis pelas empresas do setor”, salienta.

Desenvolvimento Rural e Sociedade

A atividade faz parte da disciplina Desenvolvimento Rural e Sociedade, que é ministrada pelas professoras doutoras Rosana Claudio Silva Ogoshi e Cristina Keiko Yamaguchi e pelo professor doutor César Augustus Winck, e aborda os diversos aspectos do desenvolvimento rural e seus processos de interação com a sociedade .