AMIMU apresenta 15 anos de história

Maestro Patrick Cavalheiro, da Associação dos Amigos da Música de Caçador detalhou atividades realizadas durante Palavra Livre

0
55
Patrick Cavalheiro, maestro da AMIMU apresentou resumo das ações desenvolvidas mediante os aspectos social, cultural e educacional no município CRÉDITO: ASCOM CMC

A transformação que a música oportuniza foi destacada na reunião ordinária da Câmara Municipal de Caçador durante espaço da Palavra Livre. O resultado de 15 anos de atividades da Associação dos Amigos da Música de Caçador foi abordado pelo maestro Patrick Cavalheiro, nessa segunda-feira (12), no Plenário Osvaldo José Gomez.

“Nós fizemos uso da Palavra Livre para apresentar um pouco das atividades realizadas até então pela nossa Associação, seja com as orquestras ou os corais, aulas de músicas com os mais diversos instrumentos. E também sobre o nosso lema que é transformar as pessoas através da música. Então viemos buscar essa ligação com o Poder Público para que a gente possa transformar a nossa cidade, referência em música em nossa região”, destaca o maestro.

Atualmente a AMIMU conta mais de 200 alunos, com as aulas de música, além das atividades relacionadas às orquestras, intercâmbios internacionais, entre outras. “Fundamentamos essas ações em três grandes pilares: social, cultural e educacional. Aos que querem aprender, melhorar a sua técnica, seja através do orgulho de Caçador ter orgulho de ter grandes óperas, fazendo o seu papel cultural e o social, não apenas com bolsas de estudos que a AMIMU oferece, e com o convívio entre as pessoas e o benefício que a música desenvolve na vida delas”, retrata.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Caçador, Alcedir Ferlin (MDB), a AMIMU tem prestado relevantes serviços na área de música à comunidade caçadorense. “A gente nota o desprendimento das pessoas que atuam nessa associação promovendo a cultura no município de Caçador. E, todos os vereadores, através da Comissão de Finanças se disponibilizaram alocar recursos no decorrer de 2020 para que nas suas atividades primárias a AMIMU ter um recurso para se manter e prosseguir com o trabalho”, enfatiza.

FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO: “A sessão de hoje tivemos a apreciação de sete projetos, dentre eles a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que vai dar autonomia ao Poder Executivo e ao Conselho Municipal do Idoso para a captação de recursos. O Executivo já disponibilizou R$ 20 mil para ser dado início ao trabalho. E os demais projetos, de suplementação para que a Administração possa de ajustar aos novos procedimentos”, destaca o presidente do Legislativo.

SESSÃO ORDINÁRIA

Matérias apreciadas

1ª VOTAÇÃO:

  1. a) Projeto de Lei nº 036/2019, que altera as Leis nºs 3.399/2017 (PPA 2018/2021) e 3.473/2018 (LDO Exercício de 2019), abre crédito especial na Lei nº 3.484/2018 (Lei Orçamentária Anual para 2019) e dá outras providências.
  2. b) Projeto de Lei nº 037/2019, que suplementa e anula Dotações Orçamentárias do Orçamento Geral do Município de Caçador, exercício de 2019. REJEITADO. (Votos contrários dos vereadores: Adriano Pares (PSDB), Marcos Creminácio (PDT), Paulo Jarschel (MDB), Neri Vezaro (MDB), Márcio – DJ JF (MDB), Alcedir Ferlin (MDB) e Rubiano Shmitz)
  3. c) Projeto de Lei nº 041/2019, que cria a Declaração Mensal de Serviços de Instituições Financeiras – DESIF, e dá outras providências.
  4. d) Projeto de Lei nº 043/2019, que suplementa e anula Dotações Orçamentárias do Orçamento Geral do Município de Caçador, exercício de 2019.
  5. e) Projeto de Lei nº 045/2019, que institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e dá outras providências.
  6. f) Projeto de Lei CMC nº 14/2019, que revoga a Lei nº 1.911, de 16 de junho de 2003, que autoriza o Presidente da Câmara Municipal de Caçador a filiar-se e contribuir mensalmente com a Associação Catarinense de Câmara Municipais – UVESC, com sede em Florianópolis, e dá outras providências.

……………..

VOTAÇÃO ÚNICA:

REQUERIMENTO:

nº 100/2019, do Vereador Paulo Cesar Jarschel (MDB), requerendo que se oficie à Irmã Elizabeth de Fatima Lima, Diretora Geral do Hospital Maicé e ao Senhor Cristiano Rodrigo Passarin, proprietário da Funerária São Pedro, parabenizando-os pela palestra sobre doação e transplante de órgãos, realizada no dia 10 de agosto de 2019.

……………………

PEDIDO DE INFORMAÇÃO:

nº 046/2019, do Vereador Marcio José Farrapo (MDB), solicitando que se oficie ao Senhor Prefeito Municipal, para que encaminhe a esta Casa, no prazo legal, os documentos discriminados pela Lei de Responsabilidade Fiscal nos seus artigos 16 e 17, face a remuneração paga atualmente ao servidor ocupante do cargo de Diretor Administrativo-Financeiro do IPASC, onde constata-se que a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 008/2019, que altera, acresce e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 291/2015, que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Caçador – RPPS, ocasionará um incremento de despesa de pessoal, desta forma, a informação supracitada se faz necessária para fins de instrução do referido Projeto.

………………

INDICAÇÕES:

nºs 307 e 308/2019, da Vereadora Sirley de Fatima Tibes Ceccatto (PSDB), indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que determine ao setor competente, respectivamente:

  1. a) que proceda melhorias no sistema de iluminação pública nos cruzamentos dotados de semáforos do Município; e,
  2. b) a possibilidade de disponibilizar dois Servidores auxiliares de serviços gerais para desenvolverem atividades no Distrito de Taquara Verde, tais como: roçadas, limpeza de lixo acumulado, ajardinamento de praças, entre outros;

nºs 309 e 310/2019, do Vereador Marcio José Farrapo (MDB), indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que efetue, respectivamente:

  1. a) o reperfilamento asfáltico, ou como ação imediata, operação tapa-buracos na Rua Das Orquídeas, Bairro Bom Sucesso, e,
  2. b) operação tapa-buracos na Rua Luiz Tortatto, Bairro Nossa Senhora Salete/Gioppo, de maneira especial em frente à residência nº 610;

nºs 311 e 312/2019, do Vereador Adriano Pares (PSDB), indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, respectivamente:

  1. a) que proceda a pavimentação asfáltica na Rua Antonina Gluszczak, Bairro Sorgatto, e,
  2. b) que efetue a pavimentação asfáltica na Rua Joaçaba, no Bairro Berger;

nº 313/2019, dos Vereadores Itacir João Fiorese (PDT) e Adriano Pares (PSDB), indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que determine ao IPPUC, que estude a possibilidade de implantar a sinalização horizontal tipo “marcação de área de conflito” na Rua São Francisco de Assis, mais precisamente nas proximidades do Salão de Beleza Nair.