Palhoça define ações para temporada de verão

Um calendário de eventos foi organizado com infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento ao turista

0
56
Durante reunião com secretários e trade turístico, o prefeito Camilo Martins anunciou a implantação da coleta seletiva de lixo no município, começando pela região Sul. (Foto: Ricardo Martins / PMP)

A Prefeitura de Palhoça apresentou um pacote de medidas e decisões que vão nortear as atividades da Operação Verão 2018/2019, nesta semana. O planejamento para a temporada propõe novas medidas de estrutura, além da manutenção de serviços de anos anteriores, atividades esportivas e de recreação. Um calendário de eventos foi organizado com infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento ao turista. Participaram também do encontro os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no município, para tratar de metas para a segurança pública, como números dos efetivos disponíveis.

O prefeito Camilo Martins entende que a integração das secretarias na coordenação de ações na temporada garante qualidade, conforto e segurança. “Nossa meta é fazer uma temporada ainda melhor do que a anterior, ampliando os serviços públicos com infraestrutura, emprego de equipamentos e pessoal qualificado. Empreender para atrair o turista é um desafio, mas os números garantem que Palhoça está no caminho certo”, avalia.

Coleta seletiva no Sul

O prefeito aproveitou a reunião com autoridades e lideranças empresariais e representativas de entidades civis para revelar que, nos primeiros dias de janeiro, a Secretaria Executiva de Saneamento (Samae) vai implantar a coleta seletiva de lixo, começando pela região sul. Ainda na área de saneamento, Camilo disse que o sul também será o cenário para a início da implantação da rede de esgoto tratado.

Infraestrutura

Importantes serviços públicos foram instalados, como os 28 banheiros químicos e 20 duchas, que terão manutenções constante.

Na Praia do Sonho, foi construído um deck, inicialmente com 300 metros, que tem o objetivo de preservar a área de restinga. O deck vai evitar a utilização de trilhas alternativas e irregulares. Essa obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura. Paralelamente, a Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam) está coordenando a instalação de outros decks de madeira, em outras áreas da região sul, também visando a preservação e recuperação da vegetação de restinga, importantes biomas para o meio ambiente local.

O presidente da Fcam, Anestor Denoni, disse que foram instalados obstáculos nos antigos corredores de acesso às praias, porque provocavam danos à vegetação de restinga. Os “passeios suspensos” de madeira facilitam os acessos à faixa de areia das praias, mas preservam o meio ambiente.

Inovações

O secretário municipal de Turismo, Adriano Mattos, apresentou uma relação de projetos e serviços para a temporada como a edição de um mapa turístico do município, licitação para sinalização de trilhas ecológicas, um novo roteiro gastronômico, com destaque para uma variedade de pratos à base de frutos do mar, típicos da cultura açoriana, lançamento de um folder institucional, em português e espanhol.

Segundo o secretário, este ano a Prefeitura preparou a identificação dos postes da orla: todos serão numerados e terão o nome da praia para facilitar a orientação de turistas. Além disso, mensagens educativas e de saudações serão espalhadas na entrada das principais praias e nos vinte pontos de apoio ao turista haverá distribuição de materiais informativos como “Turismo em Palhoça” (em português e espanhol), “Trilhas nas praias”, “Gastronomia local” e “Mapa turístico de Palhoça”.

Água potável

A maior obra de infraestrutura na Região Sul visa a oferta de água potável encanada. O prefeito Camilo Martins ressaltou que as obras da barragem e da estação de coleta e tratamento de água de Morretes estão concluídas. Explicou, ainda, que a rede de distribuição de água potável será de 15 km. “Essa obra faz parte de uma primeira etapa, que vai contemplar os balneários Guarda do Embaú e Pinheira. Num passo seguinte, toda a Região Sul de Palhoça vai receber água potável”, esclarece.

Além disso, Palhoça conta com o privilégio do atestado de balneabilidade de todas as praias do sul do município, Pinheira, Praia de Cima, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Mar Aberto e Guarda do Embaú. Isso funciona como um significativo atrativo para os turistas.

Cicloturismo

Outra atração é a rota de cicloturismo, programada para atrair turistas brasileiros e de outros países, interessados em pedalar e conhecer a potencialidade do município de Palhoça e 13 cidades da região, rica em atrativos naturais. As “Trilhas dos Caminhos da Imigração” se estendem por aproximadamente 400 quilômetros entre vegetação exuberante, mata nativa preservada, cachoeiras e outros atrativos naturais.

Arenas esportivas

Segundo explanou o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Cultura, Júnior Secco, dentre as propostas para a temporada, estão a reativação das arenas esportivas na Ponta do Papagaio, Mar Aberto, Pinheira, Praia do Sonho e Praia de Fora. A programação esportiva e recreativa é abrangente, com diversos torneios esportivos, incluindo mais uma edição do “Verão Sesc”, evento que fomenta o esporte, a cultura e o lazer. No dia 24 de fevereiro, será realizada uma corrida de revezamento com percurso que vai iniciar na Ponta do Papagaio, passando pela Pinheira, com conclusão marcada para a Guarda do Embaú.

No calendário de eventos estão previstos, ainda, réveillon nas praias da Pinheira e Praia de Fora, com queima de fogos e carnaval nas praias com a participação de blocos, além de outras atrações.

Limpeza e coleta de lixo

Dentro da proposta de infraestrutura, a Prefeitura assegurou serviços públicos de qualidade: com limpeza da orla, instalação de lixeiras e conservação das vias públicas, além das sacolas de lixo que vão ser disponibilizadas na entrada das praias. O trabalho conta com coleta de lixo, lixeiras na orla marítima e ampliação do atendimento e intensificação da limpeza nos finais de semana. Haverá, também, um trabalho de despoluição visual nas margens da rodovia Evádio Broering, com retirada do excesso de placas de publicidade. Todas as ruas de acesso às praias estão recebendo atenção especial.

O secretário de Serviços Públicos (Sesp), Edson Ghizoni, disse, na reunião, que os trabalhos na região sul foram intensificados há quase dois meses e serão mantidos durante toda a temporada. Ghizoni disse que a Prefeitura está melhor equipada para realizar esse trabalho nas praias porque, recentemente, a frota recebeu um reforço de 16 novos equipamentos, máquinas, caminhões e outros veículos.

Cadeiras anfíbias

O projeto que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida será mantido durante toda a temporada. Na última, 141 pessoas se cadastraram como participantes e utilizaram os equipamentos, sempre com acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

Segurança e trânsito

A Prefeitura adotou providências para a instalação de um portal e placas nas regiões das praias, além de sinalização da rodovia de acesso e de saída (placas indicativas para norte e sul da BR-101), pintura, sinalização viária nas principais ruas de acesso às praias e alteração do trânsito em alguns locais para melhorar a fluidez durante a temporada. Paralelamente, áreas de lazer e trilhas estarão identificadas, os bolsões de estacionamento padronizados, e a entrada e saída de embarcações e de outros acessos demarcados.

O trabalho de fiscalização e orientação será realizado pelos agentes de trânsito municipais e Polícia Militar, que também fará a segurança preventiva e ostensiva. Uma base será compartilhada pelas duas forças de segurança, na vila da Pinheira, para centralizar as atividades dessa temporada, que terá distribuição de pulseiras de identificação para crianças no comércio e nos pontos de apoio ao turista.

O comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Palhoça, tenente-coronel Jacob Quint Neto,antecipou algumas atividades na área de segurança. Por exemplo, barreiras policiais nos principais acessos às praias, noite e dia, fiscalização intensa para evitar o abuso do som alto. A PM vai operar, nas praias, com 80 policiais, contando com reforço de unidades de operações especiais, como o Bope.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça, tenente Marcelo Pereira, revelou que alguns postos de praias, que foram pichados e depredados, já estão recuperados. O efetivo destinado às praias de Palhoça é composto por 60 guarda-vidas militares e civis, equipamentos e veículos suficientes para oferecer “segurança e conforto aos banhistas”, assegura o tenente Pereira.

Embarcações

Para coibir abusos e evitar acidentes náuticos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Maricultura delimitou seis pontos de entradas e saídas de embarcações. O secretário adjunto, José Henrique dos Santos, lembra que, recentemente, foi realizado um mutirão de limpeza em quatro praias de Palhoça, que culminou com o recolhimento de mais de sete toneladas de resíduos.

Fiscalização

A Secretaria da Fazenda adotou todas as medidas práticas e legais para licenciamento de quiosques, food trucks e ambulantes. O secretário Isnardo Luiz Brant assegura que a fiscalização vai funcionar, para evitar abusos, como a invasão de locais públicos para comercialização ilegal de produtos. Os ambulantes autorizados vão portar crachá e colete de identificação.

Bem estar animal

A Secretaria de Defesa do Cidadão, que tem como atribuição o bem estar animal, pretende realizar uma feira de adoção de cachorros e gatos, no sul de Palhoça, no mês de janeiro, além de um mutirão de castração.

O secretário Rodrigo Quintino anuncia, entre outras ações, a realização da Feira do Consumidor no Procon para facilitar negociações de dívidas e recuperação de crédito.

Pesquisa

Durante toda a temporada, alunos do Curso de Turismo e Administração da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), em parceria com a Santur, estarão realizando uma pesquisa de demanda turística, para captar as opiniões dos turistas e visitantes sobre preferências e grau de satisfação. O resultado dessa pesquisa, que também conta com a apoio da Secretaria Municipal de Turismo, servirá como base para a criação de políticas públicas de atração de turistas para os próximos anos.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome